Andrew Cons (Bolttech): A missão de facilitar a vida “a todos participantes dos seguros”

  • António Ferreira
  • 25 Agosto 2021

Dois centros tecnológicos em Portugal, uma ronda de 180 milhões de dólares fechada e aquisição da i-surance dão fôlego à empresa que, em "menos de 2 semanas", coloca um produto de seguros no mercado.

Insurtech nascida em 2020 e já unicórnio (estatuto de start-up cuja valorização ultrapassa 1 000 milhões USD), a Bolttech quer replicar, no mercado europeu, o que afirma ter feito nos EUA e na Ásia: criar um ecossistema de nova geração para, instalada na cloud, liderar a distribuição de seguros na Europa.

Dois centros tecnológicos em Portugal (Lisboa e Porto), uma ronda de 180 milhões de dólares, fechada em julho, montante raro para uma série A no segmento insurtech e, de seguida, a aquisição da i-surance, dão fôlego à expansão europeia da start-up internacional. Desafio assumido é construção de uma plataforma digital B2B2C onde qualquer empresa pode encontrar a melhor solução para proteger mercadoria ou bens adquiridos pelo consumidor final (com seguros e extensões garantia), acrescentar fonte alternativa de receitas e fidelizar clientes.

Rede de parcerias a partir da península ibérica

Passo importante na estratégia de implantação e crescimento na Europa foi recente aquisição da i-surance, inovadora de origem alemã, que “acrescenta uma presença em Espanha (Barcelona) aos escritórios que a bolttech tem em Portugal e que são os principais centros tecnológicos para os negócios a nível mundial”, disse Andrew Cons, General Manager para a Europa, em resposta a questões de ECOseguros.

Em mercados maduros, onde os custos de aquisição de clientes são elevados, “as empresas procuram formas alternativas de acrescentar valor e o ciclo de vida dos clientes (…).” É aqui que entra a bolttech, “ajudando os seus parceiros a satisfazer as necessidades de seguros dos seus clientes, oferecendo mais comodidade e escolha, com uma experiência rápida, fácil e tecnologicamente adequada,” explica o responsável para Europa.

A empresa considera ser elemento “facilitador para todos os participantes no mercado de seguros.” Com a integração das operações europeias i-surance e bolttech, “planeamos aumentar significativamente a nossa presença comercial e rede de distribuição, alavancando a nossa plataforma central de transação de seguros e outras inovações de que somos proprietários, tais como diagnósticos e ferramentas de avaliação de risco impulsionados pela IA, pagamentos e serviços digitais,” adentrou Andrew Cons.

A capacidade tecnológica da empresa – que se apresenta como “uma insurtech internacional” – beneficia da contribuição de engenheiros e especialistas portugueses, entre outros, António Arrais de Castro, Chief Technology Officer – Insurance Exchange-bolttech, e Diogo Melo (Edirect Insure) no hub tecnológico que a bolttech tem no Porto.

Levar seguradoras onde ainda não chegaram. Juntar seguros a qualquer produto

Com delegações regionais instaladas em Nova Iorque (EUA) e Singapura (Ásia), a start-up que diz, “também sabe de seguros,” reclama a vaidade de ser “a maior bolsa de seguros do mundo”, com mais de 5 mil milhões de dólares em prémios na plataforma, mais de cinco mil produtos a nível mundial e as ferramentas digitais necessárias para transformar a experiência dos consumidores. Com mais de 50 elementos da equipa bolttech e i-surance sediados em Portugal e Espanha “estamos a construir ativamente a rede de parceiros nos dois mercados” para oferecer programas de seguros a um vasto leque de setores e mercados, desde “pneus de automóveis, dispositivos móveis e aparelhos auditivos”.

A carteira da bolttech apresenta-se de certa forma tridimensional. Segundo a empresa, consegue aglutinar intermediários e corretores de seguros de menor dimensão, permite às seguradoras acederem ao mercado global de seguros P&C e amplifica visibilidade aos inovadores.

As próprias seguradoras “podem juntar-se ao nosso ecossistema como fornecedores de produtos e encontrar novos mercados para as suas propostas”, desafia Cons.

Com presença em 26 países distribuídos por três continentes (34 licenças de operação ou atividade na Ásia e Europa), a equipa da Bolttech dispõe “profunda experiência em seguros”, tanto ao nível da conceção de produtos e tecnologia como em competências de regulação para ajudar os potenciais parceiros a superar barreiras de entrada em qualquer mercado de seguros. Consequentemente, a empresa garante que, “em menos de 2 semanas”, coloca um produto no mercado.

O Pacific Century Group, sociedade de investimento fundada e presidida por Richard Li, é acionista fundador da bolttech. Entre os investidores estratégicos, a tecnológica conta ainda com a Activant Capital, que liderou a recente ronda serie A, Alpha Leonis Partners, Dowling Capital, B-Riley VC e a Tarsadia Investments.

A lista de seguradoras parceiras internacionais da insurtech presidida por Li inclui companhias como Axa, AIG, Chubb, Generali, Hiscox, Liberty Mutual, The Hatford e Tokio Marine, entre outras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Andrew Cons (Bolttech): A missão de facilitar a vida “a todos participantes dos seguros”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião