Sonae MC investe dois milhões em central fotovoltaica da Azambuja

A central fotovoltaica da Azambuja, que representa um investimento superior a dois milhões de euros, é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica.

A Sonae MC, através da Elergone Energia, inaugurou a central fotovoltaica da Azambuja, que é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica. Um investimento superior a dois milhões de euros. Esta central, que assegura 30% da potência daquele entreposto, conta com 20 mil metros quadrados de área, tem 6.900 painéis, uma potência de 3MWp e uma produção anual de 4GWh.

“Na estratégia ambiental da Sonae MC é fundamental uma operação zero carbono através da produção de energia eficiente através de fontes renováveis. A empresa reforça assim o investimento em energias limpas, que permitem reduzir o consumo previsto em 30% e evitar 1.880 toneladas por ano de CO2, o equivalente, em termos comparativos, a mais de 84 mil árvores plantadas”, explica o grupo em comunicado.

Em 2020, a Elergone, comercializou 685 GWh de eletricidade para responder às necessidades energéticas dos seus vários clientes industriais em Portugal, bem como às necessidades das empresas subsidiárias da holding Sonae S.G.P.S (685 GWh corresponde a cerca de 4% do total de energia elétrica consumido pela indústria em Portugal).

A Sonae quer ser mais verde. No ano passado aderiu ao pacto português para o plástico e tem como meta até 2025, usar embalagens de plástico 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. Em 2020, 18% do plástico usado nas embalagens e produtos foi reciclado. O grupo explica através da sua página web que em 2020 evitaram o uso de mais de 4.920 de toneladas de plástico virgem, o que corresponde a uma subida de 9% em relação a 2019.

(Notícia atualizada dia 26 de agosto com valor do investimento)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae MC investe dois milhões em central fotovoltaica da Azambuja

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião