Seguro de 27 mil milhões dólares para centrais nucleares da Rússia adjudicado à Sogaz

  • António Ferreira
  • 28 Agosto 2021

A apólice, contratada por dois anos, cobre riscos catastróficos em mais de 10 centrais nucleares distribuídas pela Rússia e supõe pagamento de prémio equivalente a 40,5 milhões de dólares.

A Insurance Company of Gaz Industry SOGAZ (Sogaz) venceu o concurso para adjudicação do contrato de seguro da Rosenergoatom, empresa da divisão de energia elétrica da Rosatom, estatal de energia atómica da Rússia.

A apólice, que cobre todas centrais nucleares da Rússia contra riscos catastróficos, supõe um capital seguro de dois biliões de rublos (cerca de 27 mil milhões de dólares) e foi adjudicada à Sogaz, proponente vencedora concurso, noticiou a Tass, agência noticiosa local, citando minutas do procedimento divulgadas no site governamental.

O seguro é válido por dois anos (de 1 de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2023) e estabelece um prémio de aproximadamente 40,5 milhões de dólares (três mil milhões de rublos), que será pago pela Rosenergoatom à seguradora. Nos termos do contrato, todas as instalações e imóveis contabilizados como ativos fixos (imobilizado) da energética estão abrangidos pela apólice.

No âmbito das coberturas previstas serão consideradas perdas indemnizáveis, todos e qualquer dano catastrófico que afete os bens da segurada em resultado do impacto de radiações, incêndio, relâmpagos, explosão, colisão de aeronave pilotada, partes de carga aérea, sismos, erupção vulcânica, furacão, tempestade, tufão ou outros desastres naturais, atos ilegais de terceiras partes, terrorismo, sabotagem, falhas de maquinaria e equipamento e ciber-risco.

A Sogaz é líder de mercado de linhas comerciais na Rússia, com posição reforçada após a aquisição da VTB Insurance, em 2018. Uma análise da agência de rating AM Best, datada de junho de 2020, refere que, desde a aquisição, a seguradora diversificou produtos, fortalecendo-se em capacidade de distribuição e no segmento de seguros de linhas pessoais. Em 2019, o volume bruto de prémios da Sogaz ultrapassou 356 mil milhões de rublos (cerca de 5,7 mil milhões de dólares), representando 16% de quota do mercado russo, considerados os ramos Vida e Não Vida.

Sendo parte integrante do conglomerado russo de energia atómica Rosatom State Corporation, a Rosenergoatom é a única companhia de eletricidade da federação russa autorizada a operar e gerir centrais nucleares. A companhia opera 11 centrais nucleares e 37 outras centrais de energia elétrica. De acordo com informação institucional, a companhia conta aproximadamente 20,9 GW de capacidade instalada, respondendo por 19% da produção total (eletricidade gerada) em território russo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguro de 27 mil milhões dólares para centrais nucleares da Rússia adjudicado à Sogaz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião