Alunos com mais de 10 anos devem usar máscara nas escolas

  • ECO
  • 31 Agosto 2021

A Direção-Geral de Saúde atualizou as diretrizes para a pandemia nas escolas no ano letivo 2021-22. Alunos com 10 ou mais anos têm de usar máscara. No primeiro ciclo também é "fortemente recomendada".

No próximo ano letivo, as máscaras vão fazer parte do dia a dia nas escolas. A partir dos 10 anos, os alunos “devem utilizar máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica”, de acordo com o Referencial para as Escolas divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). E para as crianças do primeiro ciclo do ensino básico também é “fortemente recomendada” a máscara.

Fora das escolas, a DGS explica que se deve manter esta orientação. Quer em espaços interiores, como supermercados, farmácias ou lojas, quer no exterior — “parques, jardins, ruas” –, qualquer pessoa com dez ou mais anos deve usar máscara. Ainda que esta medida se aplique nas escolas só a partir do segundo ciclo, é recomendada também às crianças entre os 6 e 9 anos, desde que tenham “treino no uso” e sejam supervisionadas por um adulto.

As autoridades de saúde decidiram também que mesmo os vacinados terão de ser testados “nas primeiras semanas do novo ano letivo” uma vez que podem ser “veículo” de transmissão do vírus. Assim, durante a primeira fase, entre 6 e 17 de setembro, todo o pessoal docente e não docente será testado contra a Covid-19. Seguem-se os alunos do secundário entre 20 de setembro e 1 de outubro e os alunos do terceiro ciclo entre 4 e 15 de outubro.

A duas semanas do início do ano letivo, a DGS flexibiliza ainda as regras em caso de surto e consequente encerramento de turmas ou da própria escola. Entre as medidas está a interrupção de isolamento profilático e regresso à escola em caso de “contactos de baixo risco e/ou os contactos de contactos cujos testes sejam negativos”. Esta regra não se aplica “a contactos de alto risco com doença confirmada de COVID-19 há menos de 90 dias, estando sujeitos a vigilância passiva durante 14 dias desde a data da última exposição”.

O próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alunos com mais de 10 anos devem usar máscara nas escolas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião