OPEP+ mantém plano: vai aumentar produção em 400 mil barris por dia

  • ECO
  • 1 Setembro 2021

Acordo alcançado em julho foi ratificado esta quarta-feira naquela que foi uma das reuniões mais rápidas na história da OPEP: vai aumentar a produção em 400 mil barris por dia a cada mês.

A OPEP e os aliados concordaram em seguir com o plano de aumentos graduais na produção de petróleo, conforme já havia sido aprovado em julho, depois daquela que terá sido uma das reuniões mais rápidas da história da organização.

Os membros da OPEP+ — que junta a OPEP e outros grandes produtores, como a Rússia – ratificaram o aumento mensal de 400 mil barris por dia programado para outubro. Foi preciso menos de uma hora para chegar a este acordo, em contraste com as prolongadas negociações ocorridas há dois meses.

No seguimento desta decisão de aumentar a oferta, o barril de petróleo desliza mais de 1% em Londres e Nova Iorque. O contrato de Brent para entrega a 30 de setembro recua 1,01% para 70,90 dólares por barril na praça londrina. O Crude para entrega a 21 de setembro perde 1,04% para 67,79 dólares.

Barril desliza mais de 1%

Com este passo, o cartel mantém em curso o processo de reversão dos cortes de produção sem precedentes que implementou no pico da crise pandémica no ano passado, depois de os preços do barril terem negociado com valores negativos pela primeira vez na história.

Agora, com os preços já recuperados mesmo depois da quebra verificada este mês e com as perspetivas de oferta apertadas para o resto do ano, os membros da OPEP+ não tinham motivos para mudar o calendário estabelecido para aumentar gradualmente a produção mensal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP+ mantém plano: vai aumentar produção em 400 mil barris por dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião