Bolsa cai pela primeira vez após máximos de três anos

Foram as primeiras perdas do PSI-20 esta semana. Galp caiu 1,5% e pressionou bolsa de Lisboa, que corrige assim de máximos de três anos.

A bolsa portuguesa registou esta sexta-feira a primeira queda da semana, pressionada sobretudo pela Galp, e isto depois de ter atingido máximos de três anos. A petrolífera portuguesa caiu mais de 1%. Ainda assim, Lisboa atinge um saldo positivo de 3% esta semana.

O PSI-20, o principal índice português, fechou a cair 0,31% para 5.488,36 pontos, depois de quatro sessões em alta que haviam atirado para máximos de três anos.

A sessão foi de correção para a maioria dos títulos, com 13 cotadas em baixa. A Galp liderou as perdas: as ações da petrolífera desvalorizaram 1,49% para 8,482 euros, num dia em que o barril de petróleo também está em terreno negativo.

Galp cai 1,5%

Entre os pesos pesados, Jerónimo Martins e BCP, embora com quedas mais ligeiras, também pressionaram: cederam 0,49% e 0,15%, respetivamente.

Enquanto a EDP Renováveis se manteve nos 23,1 euros, a EDP travou maiores perdas em Lisboa, alcançando uma subida de 0,82% para 4,78 euros. A Novabase foi a estrela da sessão, ao disparar 3%.

No panorama europeu, a última sessão da semana não foi melhor. Em Madrid, o IBEX-35 caiu mais de 1% e foi o grande perdedor do dia. O CAC-40 de Paris cedeu perto de 1%. O Stoxx 600 desvalorizou cerca de 0,60%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa cai pela primeira vez após máximos de três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião