Fundo de Resolução propõe bens pessoais de Vieira como garantia do pagamento de dívidas

  • ECO
  • 3 Setembro 2021

O Fundo de Resolução propõe ao Novo Banco que Vieira pague a dívida sob a forma de bens pessoais, uma hipótese que se estende aos restantes acionistas da Promovalor II e da Inland.

Luís Filipe Vieira deverá dar bens pessoais como garantia do pagamento da dívida dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), no valor de 160 milhões de euros. É o Fundo de Resolução que recomenda esta hipótese ao Novo Banco, estando ainda em discussão a possibilidade de alargar o prazo de pagamento dos VMOC por dois anos, revela o Correio da Manhã (acesso condicionado).

A possibilidade de entregar bens pessoais como garantia estende-se também aos restantes acionistas da Promovalor II e da Inland, empresas que emitiram os VMOC, designadamente a mulher e os dois filhos do empresário Almerindo Duarte.

A proposta do Novo Banco ao Fundo de Resolução para o prolongamento do prazo de maturidade desses títulos deve-se à difícil situação financeira do grupo Promovalor. A entidade pública que detém 25% do capital social do Novo Banco não se opõe a essa solução, mas recomenda que o banco procure obter garantias reais dos VMOC. Luís Filipe Vieira terá de verificar o património que pode oferecer, como garantia da dívida, e o Novo Banco terá de o avaliar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo de Resolução propõe bens pessoais de Vieira como garantia do pagamento de dívidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião