Todas as regiões reduzem transmissão do vírus, com exceção do Norte

  • Lusa
  • 3 Setembro 2021

Portugal apresentou uma média a cinco dias de 1.905 infeções, uma redução face aos 2.175 casos diários registados na semana anterior.

Todas as regiões do país registaram uma redução do índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 nos últimos dias, com exceção do Norte, que é a única que apresenta um valor superior a 1.

Segundo o relatório sobre a curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgado esta sexta-feira, a região Norte registou uma média a cinco dias do Rt – que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada – de 1,01.

Já o Centro passou de um Rt de 1,10 para 1,0, tendo-se registado em Lisboa e Vale do Tejo uma ligeira redução neste indicador de 0,94 para 0,93, indicam os dados do INSA.

O Alentejo e a Madeira foram as duas regiões que reduziram o Rt para menos do limiar de 1, tendo a região continental baixado de 1,02 para 0,98 e a região autónoma de 1,08 para 0,82.

De acordo com o relatório do INSA, no Algarve este índice encontra-se agora fixado em 0,91, quando na semana anterior estava nos 0,95, e os Açores registam 0,71, o mais baixo entre as várias regiões do país.

“Verifica-se que Portugal apresenta uma taxa de notificação acumulada de 14 dias entre 240 a 479.9 casos por 100 mil habitantes, com tendência decrescente. Na mesma situação que Portugal estão Chipre, Grécia, Islândia e Espanha”, adianta ainda o INSA.

A nível nacional, Portugal apresentou uma média a cinco dias de 1.905 infeções, uma redução face aos 2.175 casos diários registados na semana anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Todas as regiões reduzem transmissão do vírus, com exceção do Norte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião