Resseguro: Swiss Re e Munich Re reafirmam escalada de preços

  • ECO Seguros
  • 8 Setembro 2021

Apoiando-se no ciclo altista do mercado em termos de procura e nível tarifário, com retoma económica em pano de fundo, a Moody's também modificou outlook para o setor, de negativo para "estável".

Christian Mumenthaler, CEO da Swiss Re, considera que os preços [dos seguros e do resseguro] precisam de aumentar e continuarão a subir. Torsten Jeworrek, membro do conselho de administração da Munich Re, corrobora a ideia de que o endurecimento é para manter.

Numa entrevista concedida à plataforma Artemis.bm, o responsável da resseguradora suíça referiu-se a um cenário “claro” e que está “à vista de todos”: as perdas de eventos catastróficos (temporais e inundações) que, este ano, devastaram parte da Europa, incluindo as alterações climáticas e o seu impacto na amplificação dos perigos secundários, sustentam a perspetiva de endurecimento tarifário nos próximos meses. Acrescentando os danos catastróficos do furacão Ida em regiões da América do Norte, a expectativa da Swiss Re é de uma “pressão crescente” na indústria, confirmou Mumenthaler.

Por seu lado, Torsten Jeworrek, CEO of Reinsurance no grupo Munich Re, na conferência virtual Monte Carlo 2021, afirmou que o ambiente no mercado é “muito positivo”, mas para que a indústria possa cobrir as perdas decorrentes dos desastres naturais recentes “é absolutamente necessário” manter o atual nivelamento de preços. De outra forma, tornar-se-á “muito difícil cobrir esses riscos no futuro,” justificou Jeworrek citado no site Reinsurance News.

No mesmo sentido, apoiando-se na perceção de ciclo altista a nível da procura e tendência tarifária, os analistas da agência Moody’s modificaram o outlook (perspetiva) para o setor. A agência de rating alterou a perspetiva para o setor, de negativo para estável, sustentando esta alteração com a referida tendência de hardening no mercado e a recuperação económica global.

Para a Moody´s Investors Service, enquanto a indústria de resseguro continua a mostrar capitalização forte e níveis de solvência robustos face a cenários de esforço, a escalada nos preços fortalecerá os ganhos das resseguradoras em 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resseguro: Swiss Re e Munich Re reafirmam escalada de preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião