AAFDL estabelece parceria com a Cuatrecasas para bolsas de estudo solidárias

A AAFDL estabeleceu uma parceria com a Cuatrecasas para a atribuição de bolsas anuais. Durante um período mínimo de três anos, a Cuatrecasas irá apoiar quatro alunos por ano letivo.

Depois de apelarem ao apoio das sociedades de advogados, a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL) estabeleceu uma parceria com a Cuatrecasas para a atribuição de bolsas anuais. A “Bolsa de Estudo Cuatrecasas” destina-se a alunos carenciados que frequentem a licenciatura em direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Durante um período mínimo de três anos, a Cuatrecasas irá apoiar quatro alunos por ano letivo, um de cada ano da licenciatura. Este apoio será efetuado através da aquisição de manuais obrigatórios e coletâneas de legislação.

À AAFDL compete o levantamento de todos os livros necessários para o ano letivo de cada estudante apoiado com a Bolsa, atendendo às disciplinas obrigatórias e optativas do respetivo plano curricular. Compete-lhe ainda, através do departamento de Ação Social, lançar as candidaturas e a gerir o processo de seleção dos alunos beneficiários desta bolsa.

“São numerosas as situações de carência financeira por parte dos alunos e é muito encorajador ver um escritório de referência como a Cuatrecasas associar-se solidariamente à nossa missão de garantir que não há nesta Faculdade talento perdido por falta de acesso ao conhecimento”, refere o presidente da direção da AAFDL, Ricardo Gomes Vicente.

Para Ricardo Gomes Vicente, a pandemia veio “agudizar” a situação de alunos de famílias economicamente mais desprotegidas, “tornando mais difícil a aquisição das obras indispensáveis”.

“Por outro lado, muitos desses alunos, constrangidos ao ensino à distância por força da pandemia, viram-se impedidos de recorrer às bibliotecas e à partilha de materiais de estudo. A Bolsa de Estudo Cuatrecasas vai permitir colmatar algumas dessas lacunas, evitando o abandono universitário, estimulando o mérito e promovendo a igualdade de oportunidades“, acrescentou.

As candidaturas à Bolsa de Estudo Cuatrecasas vão ser atribuídas no início do ano letivo 2021-2022, podendo o regulamento da Bolsa ser consultado aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AAFDL estabelece parceria com a Cuatrecasas para bolsas de estudo solidárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião