Economia portuguesa estabiliza após regresso ao trabalho

Depois de o regresso ao trabalho ter puxado pela economia portuguesa, o indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal estabilizou na semana seguinte, que acabou a 19 de setembro.

A economia portuguesa estabilizou na semana que terminou a 19 de setembro, sugerem as leituras do indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal.

“Na semana terminada a 19 de setembro, o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente evoluíram em linha com as semanas anteriores”, refere o banco central num comunicado.

Indicador diário de atividade económica:

Fonte: Banco de Portugal

A estabilização segue-se à aceleração registada na semana anterior, terminada a 12 de setembro, período marcado pelo regresso de muitos portugueses ao trabalho após as férias do verão.

Uma semana depois, entre 13 e 19 de setembro, o DEI registou uma leitura média de 2,1, o que sinaliza que a atividade económica se manteve acima do registado no mesmo período de 2020. Na taxa bienal, que compara o período de 2021 com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, a variação continua muito próxima do zero.

Evolução da taxa bienal do DEI:

Fonte: DEI

O cálculo do DEI incorpora um conjunto de dados estatísticos, incluindo o tráfego rodoviário de pesados nas autoestradas, o consumo de eletricidade e de gás natural, a carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e as compras feitas com cartão em Portugal por residentes e não residentes. É um indicador económico de alta frequência, em comparação com o principal indicador, o Produto Interno Bruto (PIB), que apenas é conhecido trimestralmente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia portuguesa estabiliza após regresso ao trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião