APS realiza webinar sobre digitalização e poupança para a reforma

  • ECO Seguros
  • 27 Setembro 2021

A associação de seguradores convidou responsáveis de organizações europeias para discutir sistemas integrados de acompanhamento e monitorização de pensões de reforma.

A APS agendou o webinar “O PAPEL DA DIGITALIZAÇÃO NO FOMENTO DA POUPANÇA PARA A REFORMA,” focado na temática da monitorização de pensões de reforma (pension tracking systems).

De acordo com o programa divulgado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) para o evento agendado para 6 de outubro de 2021, das 14h30 às 15h30, Margot Jilet Vesentini, que é Policy Adviser – Pensions na Insurance Europe vai expor uma proposta que tem objetivo de “ajudar os cidadãos europeus no seu planeamento da reforma”. A intervenção preparada por Jilet Vesentini concretiza a “Proposta de um Sistema Integrado de Acompanhamento das Pensões de Reforma e a Posição da Indústria Seguradora Europeia”.

Por seu lado, Michael Rasch, Divison Director, EDI & PensionsInfo na Insurance and Pensions Denmark, apresentará o exemplo dinamarquês de “Aplicação prática de um Sistema Integrado de Acompanhamento das Pensões de Reforma (Pension Tracking System)”.

José Galamba de Oliveira, presidente da APS, fará a intervenção de abertura do encontro, encarregando-se também das conclusões finais e encerramento do webinar.

O desenvolvimento de plataformas e serviços digitais transfronteiras para rastreio de pensões visa permitir, por exemplo, que trabalhadores em regime de mobilidade acompanhem os direitos de reforma acumulados em diferentes Estados-membros e regimes de pensões ao longo do seu percurso profissional. A Comissão Europeia e um consórcio de entidades oficiais de previdência para pensionistas juntaram-se, há alguns anos, no financiamento de projetos piloto no âmbito dos pension tracking systems.

O seminário online da APS integra as atividades da Semana Mundial do Investidor 2021, uma iniciativa da IOSCO, coordenada em Portugal pela CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que decorre entre os dias 06 e 12 de outubro de 2021 e que procura promover a educação financeira e a proteção do consumidor de produtos financeiros.

A sessão da APS será transmitida no canal YouTube da Semana Mundial do Investidor (SMI Portugal).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APS realiza webinar sobre digitalização e poupança para a reforma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião