Comissão parlamentar recomenda “chumbo” da economista proposta para vogal da Anacom

  • Joana Abrantes Gomes
  • 29 Setembro 2021

Patrícia Gonçalves foi nomeada pelo Governo para vogal na Anacom, mas a Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas considera que não reúne condições para um exercício independente do cargo.

O relatório final da audição parlamentar a Patrícia Gonçalves, proposta pelo Governo para vogal da Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações, conclui que a economista “não reúne as condições” para o exercício independente do cargo.

O documento redigido por Paulo Moniz, deputado do PSD e membro da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, ao qual o Expresso teve acesso, questiona a independência de Patrícia Gonçalves pois esta foi subordinada, durante nove anos, dos atuais presidente e vice-presidente da entidade reguladora, Cadete de Matos e João Coelho, respetivamente, na Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Além disso, o relator defende que a economista não tem experiência relevante para assumir o cargo no conselho de administração da Anacom. Patrícia Gonçalves “apresenta não só um currículo sólido a nível académico mas também da experiência profissional” – foi quadro do Banco de Portugal antes de ingressar na UTAO -, “embora sem qualquer formação académica ou experiência profissional na área das comunicações, das telecomunicações ou até na área da concorrência”, aponta Paulo Moniz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão parlamentar recomenda “chumbo” da economista proposta para vogal da Anacom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião