EDP Renováveis lidera ganhos em Lisboa. BCP pressiona bolsa

Galp Energia e BCP estão a pressionar Lisboa, enquanto EDP Renováveis e Jerónimo Martins puxam pela praça nacional.

A bolsa lisboeta está a valorizar, com a EDP Renováveis a liderar os ganhos. Do outro lado da linha de água, é a Galp Energia que protagoniza a maior quebra, sendo que também o BCP está a pressionar a praça nacional.

O índice de referência em Lisboa, o PSI-20, está a somar 0,32% para 5.405,46 pontos. A bolsa nacional contraria a tendência registada nas demais praças do Velho Continente, com o Stoxx 600 a cair 1,64% para 454,86 pontos.

Os investidores estão a reagir às declarações da secretária de Estado do Tesouro, Janet Yellen, que admitiu que o teto da dívida nos EUA pode ser atingido a 18 de outubro. “É imperativo que o Congresso resolva rapidamente o limite da dívida. Se não o fizer, os EUA podem entrar em incumprimento pela primeira vez na história”, disse a responsável. Os mercados estão também atentos à evolução da Evergrande, construtora chinesa que anunciou a venda de 19,93% das ações do banco comercial Shengjing Bank a um conglomerado estatal, por cerca de 1.322 milhões de euros, numa altura em que regista falta de liquidez.

Por cá, destaque para a EDP Renováveis, cujas ações sobem 1,42% para 21,38 euros. Também a EDP está no “verde”, esta quarta-feira, embora com ganhos mais modestos. Os títulos da empresa liderada por Miguel Stilwell somam 0,35% para 4,594 euros.

Ainda na energia, mas no do outro lado da linha de água, as ações da Galp Energia recuam 1,04% para 9,336 euros, liderando as perdas. Isto num dia em que, em Londres, o Brent está a cair mais de 1%, depois da valorização registada na sessão anterior.

Também em baixa, está o BCP. Os títulos do banco liderado por Miguel Maya perdem 0,67% para 0,1488 euros, depois dos fortes ganhos nas sessões recentes. Já no retalho, as ações da Jerónimo Martins valorizam 1,2% para 17,26 euros e as da Sonae sobem 0,78% para 0,9025 euros.

Destaque ainda para as ações da Corticeira Amorim, que avançam 1,06% para 11,44 euros, e da Nos, que sobem 0,87% para 3,49 euros. Por sua vez, os títulos da Greenvolt valorizam 0,34% para 5,93 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis lidera ganhos em Lisboa. BCP pressiona bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião