BRANDS' ECO Empresas: como criar uma ‘sede digital’

  • ECO + Salesforce
  • 30 Setembro 2021

Depois de ter comprado a Slack, a Salesforce está a integrá-la com outras aplicações e soluções. O objetivo é ajudar as empresas a criarem as ‘sedes digitais’ do futuro.

O Dreamforce, o maior evento de software do mundo, que decorreu entre os passados dias 21 e 23 de setembro, foi a oportunidade escolhida pela Salesforce para anunciar um conjunto de inovações relacionadas com a aquisição da ferramenta de comunicação e colaboração Slack. Ajudar as empresas a criarem as ‘sedes digitais’ do futuro é o objetivo da integração de outras aplicações e soluções com esta ferramenta, agora detida pela tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM).

“A forma como trabalhamos está a mudar radicalmente. A pandemia obrigou muitas empresas a criarem métodos de teletrabalho e a organizarem processos de colaboração à distância. Com a Slack, e com a integração de aplicações empresariais nesta importante solução de trabalho colaborativo, fornecemos às empresas uma solução completa para que possam enfrentar todos os desafios do futuro“, contextualiza Fernando Braz, country leader da Salesforce Portugal.

Novas integrações

Após ter anunciado, em agosto, as integrações da Slack com as soluções de Sales, Service, Marketing e Analytics (Tableau), a Salesforce lança, agora, as integrações para a larga maioria dos seus produtos — incluindo Commerce, Experience, Platform, Trailhead, MulseSoft e Quip —, assim como das suas Industry Clouds e produtos que incluem Sustainability, Corporate and Investment Banking, Healthcare and Life Sciences, Philanthropy, Nonprofit e Education. Em suma, foram criadas novas capacidades que integram a Slack em todos os produtos e soluções da Salesforce.

Desde agosto, foram criadas novas capacidades que integram a Slack em todos os produtos e soluções da Salesforce.Slack

“O nosso trabalho deixou de ser visto como um local para onde vamos, para ser algo que nós fazemos”, afirma Bret Taylor, presidente e COO da Salesforce, justificando por que “todas as empresas precisam de uma sede digital para conectarem as suas equipas, clientes e parceiros, assim como para prosperarem num mundo onde o trabalho se faz a partir de qualquer lugar”.

"Construir uma sede digital significa investir numa infraestrutura digital que conecte todas as pessoas da empresa, ajudando-as a encontrar formas de inovarem, colaborarem e manterem-se conectadas. Também permite que cada empresa tenha oportunidade de se reinventar, para tornar o trabalho mais flexível, inclusivo e produtivo”

Stewart Butterfield

CEO e cofundador da Slack

Novas funcionalidades

Além das novas integrações com as soluções Salesforce, também estão a ser lançadas novas funcionalidades da Slack: os Clips são uma nova forma de criar e partilhar facilmente ficheiros de áudio, vídeo e print screens em qualquer canal ou mensagem direta no Slack, permitindo que as pessoas trabalhem com maior flexibilidade e no seu próprio tempo; já o GovSlack é uma versão que atende às mais rigorosas necessidades de segurança do governo dos EUA e das agências com as quais trabalha. Por fim, estão a ser lançadas melhorias no Slack Connect, que facilitam a criação e gestão de conexões, até para clientes e parceiros que ainda não usam o Slack.

26%
Proporção de trabalhadores que dizem que a interação com colegas de trabalho se tornou mais informal com a pandemia

Pesquisa Salesforce

“Construir uma sede digital significa investir numa infraestrutura digital que conecte todas as pessoas da empresa, ajudando-as a encontrar formas de inovarem, colaborarem e manterem-se conectadas. Também permite que cada empresa tenha oportunidade de se reinventar, para tornar o trabalho mais flexível, inclusivo e produtivo”, explica Stewart Butterfield, CEO e cofundador da Slack.

A era do trabalho híbrido

Permitir às empresas que tenham uma visão partilhada dos clientes é o propósito dos sistemas Salesforce e o foco das novas funcionalidades apresentadas. As equipas ganham poder, já que podem colaborar de forma segura em canais específicos, que unem membros internos e externos; os fluxos de trabalho são construídos e baseados em dados de CRM, o que confere a todo o processo uma só fonte de informação, promovendo um ambiente de trabalho onde reina a confiança.

75%
Proporção de trabalhadores que preferem interagir com colegas de trabalho como fazem com os amigos

Pesquisa Salesforce

Domino’s, Intuit e Splunk são algumas das empresas que já recorrem às soluções da Salesforce e Slack, focadas na agilidade e eficiência dos processos — uma necessidade agudizada pela pandemia e que irá manter-se nos próximos anos, com nove em cada 10 empresas a planearem modelos híbridos de trabalho para o futuro. Depois da rápida mudança para o trabalho remoto em 2020, chegou a hora de reinventar processos e ferramentas está na ordem do dia para construir uma forma de estar verdadeiramente digital.

Saiba mais sobre as inovações anunciadas no Dreamforce 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas: como criar uma ‘sede digital’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião