Produção industrial com queda homóloga de 9% em agosto

  • Lusa
  • 30 Setembro 2021

Todos os grandes agrupamentos industriais denotaram quedas homólogas, refletindo a “irregularidade na evolução da atividade económica em 2021".

O índice de produção industrial caiu 9% em agosto, face ao período homólogo, quando em julho tinha registado um aumento de 0,8%, indicou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No caso de se excluir o agrupamento de energia, o índice de produção industrial apresentou uma queda de 6,6% no mês de agosto, contra um aumento homólogo de 1,2% no mês anterior, lê-se num destaque do INE. O INE esclarece que todos os grandes agrupamentos industriais denotaram quedas homólogas, refletindo a “irregularidade na evolução da atividade económica em 2021, influenciada também pelos efeitos da crise pandémica de 2020”.

As quedas observadas nestes agrupamentos refletiram ainda as “contrações expressivas” nalgumas atividades, devido às perturbações nas cadeias de abastecimento a nível mundial, salienta também o INE.

No entanto, o índice global reflete comportamentos “bastante heterogéneos” das diversas atividades económicas, com destaque para as divisões de “fabricação de veículos automóveis” e “eletricidade, gás” que, no conjunto, foram responsáveis por 6,7 pontos percentuais (p.p) dos 9,0% da redução total do índice, segundo o instituto de estatística português.

O INE esclarece ainda que o agrupamento dos bens de investimento apresentou um maior contributo para a queda do índice global, -3,9 pontos percentuais (p.p.), originado por uma quebra de 24,8%, contra um aumento de 0,7% no mês anterior. A energia, por sua vez, deu um contributo negativo significativo (-3,7 p.p.), em resultado da contração de 19,6% em agosto, quando em julho se tinha observado uma queda de 0,9%.

No caso dos bens de consumo, com uma redução de 3,2% em agosto, contra uma queda de 4,8% em julho, contribuíram com -1,1 p.p., enquanto os bens de intermédios passaram de um aumento de 8,0% em julho para uma quebra de 1,2% no mês análise, contribuindo com -0,4 p.p., segundo o INE. Em termos mensais, o índice de produção industrial caiu 1,4% em agosto, quando em julho se tinha observado um aumento de 3,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial com queda homóloga de 9% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião