EUA admitem libertar reservas de emergência de petróleo para controlar o aumento do preço

A secretária de Estado da Energia dos EUA também não descartou a proibição das exportações de crude, perante o aumento do preço da gasolina.

Perante o aumento no preço dos combustíveis, os Estados Unidos estão a considerar a possibilidade de libertar petróleo bruto da reserva estratégica do Governo. A secretária de Estado responsável pela pasta da Energia nos EUA diz que “todas as ferramentas estão em cima da mesa”.

“É uma ferramenta que está a ser considerada”, adiantou Jennifer Granholm sobre a libertação da reserva estratégica nacional de petróleo, em declarações citadas pelo Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês). A medida está a ser ponderada numa altura em que o preço médio da gasolina atingiu já o valor mais alto em sete anos.

A reserva estratégica de petróleo norte-americana, que se situa perto do Golfo do México, é o maior stock de petróleo bruto de emergência do mundo. Esta reserva, que é gerida pelo Departamento de Energia dos EUA, continha, segundo a estimativa mais recente, referente à semana passada, 617,8 milhões de barris de petróleo.

A última vez que houve uma grande “libertação” desta reserva foi em 2011, quando o governo Obama trabalhou com outros membros da Agência Internacional de Energia para aproveitar o stock de emergência para reduzir os preços em alta. O Congresso também já chegou a autorizar vendas periódicas para aumentar a receita do Governo.

A responsável norte-americana também não descartou a proibição das exportações de crude. “Essa é uma ferramenta que não usamos, mas também é uma ferramenta”, apontou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA admitem libertar reservas de emergência de petróleo para controlar o aumento do preço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião