Hoje nas notícias: alívio fiscal, Berardo e Medina

  • ECO
  • 6 Outubro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Numa altura em que se ultimam os últimos detalhes do OE2022, o vice-presidente da bancada parlamentar do PS defende que apenas por via do investimento será possível algum alívio fiscal às empresas. Fernando Anastácio admite que a comissão de inquérito ao Novo Banco “ficou aquém das expectativas”. E, a marcar o dia, está ainda a notícia de que o Estado concedeu milhares de euros em benefícios fiscais a Joe Berardo e que Medina pagou 20 mil euros num ajuste direto para a ciclovia da Almirante Reis a quatro dias das eleições.

Alívio fiscal para empresas no OE2022 só com incentivos ao investimento

Os patrões pediram um choque fiscal, mas a porta para uma descida de impostos para as empresas no Orçamento do Estado para 2022 parece estar fechada. O vice-presidente da bancada parlamentar do PS defende que apenas por via do investimento será possível algum alívio fiscal às empresas, porque esse é um caminho mais eficiente, do que simplesmente baixar impostos sobre os lucros. Em entrevista ao Jornal de Negócios, João Paulo Correia, revela ainda que as medidas de apoio às empresas criadas durante a pandemia deverão prosseguir no próximo ano. “Há medidas contingentes que têm de prosseguir no Orçamento para 2022”, defende.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

“Comissão de inquérito foi oportunidade perdida para NB se credibilizar”

Fernando Anastácio admite que a comissão de inquérito parlamentar (CIP) ao Novo Banco “ficou aquém das expectativas”, criticando os partidos por não terem tido capacidade para “saírem da sua agenda partidária e olharem para os factos que foram apurados”. Em entrevista ao Público, o deputado relator da CIP contesta ainda as críticas de que aligeirou as responsabilidades do Governo na venda do Novo Banco ao Lone Star. “O Novo Banco perdeu uma oportunidade de se credibilizar junto da opinião pública”, aponta.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)

Estado dá benefícios fiscais de milhares de euros a Joe Berardo

Em 2020, a Fundação Berardo obteve 6.573 euros de benefícios fiscais, integralmente atribuídos ao pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Este montante consta da listagem divulgada recentemente pela Autoridade Tributária (AT), onde constam 52 mil entidades. Deste total, 235 tiveram benefícios superiores a um milhão de euros. A Galp e a EDP são as maiores beneficiárias dos bónus fiscais concedidos pelo Estado.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Carga fiscal portuguesa ameaça levar empresas de bebidas para Espanha

Associação Nacional das Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) alerta que a elevada carga fiscal em Portugal sobre o consumo poderá levar a que haja uma fuga de empresas para Espanha, onde os impostos são substancialmente mais baixos. “Temo que haja uma certa deslocalização, aliás, há uma destilaria que está mesmo a pensar nisso, em ir destilar para Espanha, porque, realmente, o imposto é muito mais baixo e a fronteira é ali ao lado”, diz o secretário-geral da ANEBE, João Vargas.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Medina adjudica projeto de 20 mil euros a quatro dias das eleições

Fernando Medina adjudicou um projeto para uma rotunda ciclável na Praça do Chile a quatro dias das eleições autárquicas mesmo sabendo que acabar com a ciclovia da Almirante Reis era uma das promessas eleitorais de Carlos Moedas, que acabou por vencer o escrutínio. A obra de 20 mil euros foi atribuída por ajuste direto ao Gabinete de Estudos e Projetos Paulo Pedrosa. Também por ajuste direito foi a adjudicação de duas sondagens pedidas pela Polícia Municipal, em agosto, por 65 mil euros.

Leia a notícia completa no Observador (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: alívio fiscal, Berardo e Medina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião