5 coisas que vão marcar o dia

No dia da entrega do Orçamento do Estado na Assembleia da República, será conhecido o vencedor do Prémio Nobel da Economia.

A semana arranca com a entrega do Orçamento do Estado na Assembleia da República, no dia em que o Conselho de Finanças Públicas se vai também pronunciar sobre o cenário macroeconómico inscrito na proposta. Nos mercados, a Galp publica o trading update, onde dá conta da atividade da empresa durante o terceiro trimestre do ano. Para além disso, será conhecido o vencedor do Nobel da Economia, sendo também divulgados dados sobre a utilização de Internet na União Europeia.

Governo entrega proposta de Orçamento do Estado no Parlamento

Depois de ter sido aprovada em Conselho de Ministros na sexta-feira, a proposta de Orçamento do Estado para 2022 vai ser entregue na Assembleia da República. O documento vai depois passar pelo processo da generalidade, entre 22 e 27 de outubro, enquanto a votação final global está marcada para 25 de novembro. No dia em que a proposta de lei do Governo é entregue na Assembleia da República, o Conselho de Finanças Públicas divulga um parecer sobre as previsões macroeconómicas subjacentes ao Orçamento de Estado para 2022. O Governo terá inscrito no documento uma previsão de crescimento de 4,6% para este ano e de 5,5% no próximo.

Galp atualiza resultados

A Galp vai dar a conhecer esta segunda-feira, antes da abertura do mercado, os resultados do terceiro trimestre de 2021, bem como informação sobre as condições macroeconómicas, operacionais e comerciais a que a empresa esteve sujeita. No primeiro semestre de 2021, a Galp Energia registou lucros de 166 milhões de euros, isto depois dos prejuízos de 22 milhões apresentados nos primeiros seis meses de 2020.

Centeno e Carney falam sobre estabilidade financeira

Toma lugar esta segunda-feira uma conferência sobre estabilidade financeira, organizada pelo Banco de Portugal. O evento vai contar com intervenções do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, bem como de Mark Carney, antigo governador do Banco de Inglaterra e enviado especial da ONU para Ação Climática e Finanças.

Quem ganha Nobel da Economia?

Será anunciado esta segunda-feira o vencedor do Prémio de Ciências Económicas (Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel), mais conhecido como o Nobel da Economia. No ano passado, o prémio Nobel para esta área foi atribuído a Paul Migrom e Robert Wilson, pelo estudo da teoria dos leilões.

Eurostat divulga utilizadores de Internet na UE

O gabinete de estatísticas da União Europeia vai publicar, esta segunda-feira, dados sobre a utilização diária de Internet nos Estados-membros, durante o ano de 2020. Segundo os dados mais recentes, que se debruçam sobre várias regiões da UE, destacavam-se as regiões capitais dos Estados-Membros nórdicos, onde pelo menos 95% dos adultos utilizavam a Internet diariamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião