Orçamento novo, contribuições especiais velhas para banca, energia e farmacêuticas

Os setores da banca e energia e também as farmacêuticas e os fornecedores de dispositivos médicos do SNS voltam a ter de pagar contribuições especiais no próximo ano.

Orçamento novo, contribuições especiais velhas. O Governo vai continuar a pedir um esforço aos setores da banca, energia, farmacêutico e fornecedores de dispositivos médicos do SNS no financiamento do Orçamento do Estado para 2022, segundo a proposta que foi entregue no Parlamento.

Aos bancos, de resto, continuará a ser exigido o pagamento do adicional de solidariedade por mais um ano, depois de ter sido criado pelo Executivo em 2020 na sequência da crise pandémica. A receita deste imposto visa reforçar os cofres da Segurança Social.

Já a contribuição da banca, criada em 2010, tem outro destino: o Fundo de Resolução bancária, que tem estado a injetar dinheiro no Novo Banco e que apresenta uma situação líquida deficitária na ordem dos sete mil milhões de euros.

Quanto à Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE), também ela foi muito contestada pelo setor desde que foi criada em 2013, e vai continuar em 2022, com o Governo a introduzir algumas adaptações.

As contribuições sobre a indústria farmacêutica e a contribuição extraordinária sobre os fornecedores da indústria de dispositivos médicos do SNS vão manter-se em vigor em 2022 com o mesmo enquadramento deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Orçamento novo, contribuições especiais velhas para banca, energia e farmacêuticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião