Verena Ross vai liderar a ESMA após aval final da UE

  • Lusa
  • 15 Outubro 2021

Verena Ross assume o cargo em 1 de novembro, num mandato que terá uma duração de cinco anos e que poderá ser prorrogado uma vez.

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje nomear a alemã Verena Ross para liderar a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e Mercados (ESMA), organismo de supervisão no qual foi diretora executiva e ao qual regressa em novembro.

“O Conselho adotou hoje a decisão de nomear Verena Ross como presidente da ESMA”, informa em comunicado a estrutura em que estão representados os Estados-membros.

Verena Ross assume o cargo em 01 de novembro, num mandato que terá uma duração de cinco anos e que poderá ser prorrogado uma vez.

O regulamento da ESMA estabelece que cabe ao conselho de supervisores daquela autoridade elaborar uma lista restrita de candidatos qualificados para o cargo de presidente e que, com base nisso, “o Conselho adota uma decisão de nomeação do presidente, após confirmação pelo Parlamento Europeu”.

Foi esse passo oficial que foi hoje dado.

Em meados de setembro, os representantes permanentes dos Estados-membros junto da UE chegaram a “acordo sobre a nomeação de Verena Ross para presidente da ESMA”, indicou à agência Lusa na altura fonte da presidência eslovena do Conselho, acrescentando que “não houve discussão e a votação foi secreta”.

Coube ao Conselho apresentar na altura uma proposta ao Parlamento, que foi aprovada na semana seguinte pela comissão parlamentar de Assuntos Económicos e Monetários e dias depois pelos eurodeputados em plenário da assembleia europeia.

A presidência do Conselho de Administração da ESMA está num impasse político de meses, desde abril, devido a um bloqueio nas discussões entre os países.

Verena Ross foi, até junho passado e durante 10 anos, diretora executiva da ESMA, após ter desempenhado funções seniores na Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido e como membro do comité executivo dessa entidade britânica.

A alemã começou a sua carreira no Banco de Inglaterra, onde trabalhou como economista e depois como supervisora bancária.

É licenciada em Estudos Chineses e em Economia e tem um mestrado em Economia.

Além da especialista em regulação financeira, outro dos nomes apontados era o do italiano Carmine di Noia, tendo-se chegado ainda a falar do nome da antiga ministra portuguesa das Finanças Maria Luís Albuquerque, que, porém, não constava da lista que chegou ao Conselho.

Criada em 2011 e sediada em Paris, a ESMA é uma das três autoridades que compõem o Sistema Europeu de Supervisão Financeira e tem como missão o reforço e a proteção dos investidores e promover a estabilidade e o bom funcionamento dos mercados financeiros.

É uma autoridade europeia independente, que estabelece um conjunto único de regras para os mercados financeiros da UE garantindo a sua aplicação coerente em toda a União.

É ainda responsável pela coordenação das medidas tomadas pelas autoridades de supervisão dos valores mobiliários e pela adoção de medidas de urgência quando ocorre uma situação de crise.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Verena Ross vai liderar a ESMA após aval final da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião