Portugal é dos países da UE com menor redução do défice em 2022

  • ECO
  • 19 Outubro 2021

Porém, Portugal é dos países da Zona Euro onde o rácio da dívida pública mais vai encolher entre 2021 e 2022, graças ao crescimento da economia.

A redução do défice prevista pelo Governo na proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) de 4,3% do PIB em 2021 para 3,2% do PIB em 2022 é uma das mais baixas entre os países da Zona Euro, de acordo com os esboços orçamentais remetidos a Bruxelas, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Apenas o Luxemburgo prevê um ajustamento menor, de quatro décimas, em comparação com os 1,1 pontos de Portugal. Em Malta e Grécia, dois países também dependentes do turismo, a redução do défice é maior, mas o ponto de partida de 2021 é superior, tendo as contas públicas um maior desequilíbrio.

No que toca ao saldo estrutural, Portugal também é dos países da Zona Euro que prevê uma redução mais tímida (menos duas décimas). Menos só na Holanda e na Irlanda. Também neste indicador é a Grécia e Malta quem se destaca com uma maior redução: de 4,5 pontos percentuais e 4,1 pontos percentuais, respetivamente.

Por outro lado, a dívida pública portuguesa será uma das que mais vai cair dentro Zona Euro com uma redução de 4,1 pontos percentuais. Apenas a Grécia, o Chipre e Espanha terão uma contração maior entre 2021 e 2022. Mais uma vez, estes são dos países, incluindo Portugal, que têm um dos maiores rácios de dívida pública da União Europeia, apenas superado por Itália (que ainda não entregou o esboço orçamental à Comissão Europeia) e a Grécia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é dos países da UE com menor redução do défice em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião