Nas notícias lá fora: Goldman Sachs, Powell e Facebook

  • ECO
  • 20 Outubro 2021

Lá fora a agenda é marcada pela notícia de que o presidente da Fed, Jerome Powell, terá vendido e comprado de ações durante a crise pandémica ao mesmo tempo que tomava medidas com impacto nas bolsas.

No setor financeiro, o destaque vai para o Goldman Sachs que tenta aproximar-se das avaliações bolsistas dos seus principais concorrentes de Wall Street. Ainda nos Estados Unidos, mas de Washington chega a notícia de que a economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, Gita Gopinath, vai deixar o cargo, três anos depois de ter sido nomeada pela então diretora-geral do FMI, Christine Lagarde. Lá fora é ainda notícia a intenção do Facebook de mudar o seu nome, à semelhança do que fez a Google (Alphabet) para sinalizar que era mais do que um motor de busca.

Financial Times

Goldman Sachs garante que consegue aproximar-se das avaliações dos concorrentes

O CEO do Goldman Sachs, David Solomon, insiste, em entrevista ao Financial Times, que conseguirá persuadir os investidores para avaliarem a cotada num valor maior, mas admitiu que pode demorar algum tempo e que o forte desempenho do último trimestre não se irá repetir sempre. O objetivo é reduzir a diferença de valorização bolsista do banco em relação aos seus principais concorrentes, mas Solomon não se compromete com um calendário. A estratégia passa por diversificar mais o negócio do Goldman Sachs, afastando-se da vertente de investimento e trading e apostando mais em áreas mais previsíveis como a gestão de ativos e os serviços bancários para particulares e empresas.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Washington Post

Negócios na bolsa de Powell aumentam contestação na corrida à liderança da Fed

O presidente do banco central dos EUA, a Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, está a ser contestado por ter feito importantes transações na bolsa durante a atual crise económica, à semelhança de dois outros ex-dirigentes da instituição. A divulgação desta situação surge num momento em que se discute a possibilidade de Powell ser reconduzido na presidência da Fed, para um segundo mandato. E se a Casa Branca se tem mantido em silêncio relativamente ao tema, os opositores de Powell na corrida à liderança da Fed não têm poupado os ataques. Powell vendeu em bolsa, a 1 de outubro de 2020, parte dos seus ativos, por uma verba entre um milhão e cinco milhões de dólares. Esta obtenção de liquidez visou “cobrir despesas familiares”, explicou um porta-voz da Fed.

Leia a notícia completa na Washington Post (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Economista-chefe do FMI deixa cargo e regressa a Harvard

A economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, vai deixar a instituição em janeiro para regressar ao departamento de economia da Universidade de Harvard. “A Universidade de Harvard estendeu a licença de Gopinath por um ano de forma excecional, o que permitiu que ela ocupasse o cargo de economista-chefe do FMI por três anos”, explicou o FMI. A diretora do FMI, Kristalina Georgieva, disse que a “contribuição” de Gita Gopinath foi “notável”, nomeadamente na superação da “pior crise económica desde a Grande Depressão”. “O seu impacto no trabalho do FMI foi enorme”, acrescentou Georgieva.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Swissinfo

Nova companhia aérea brasileira ‘voa’ com apoio de fundo saudita

A brasileira Nella Airlines, uma nova companhia aérea que ainda aguarda autorização para voar no Brasil, mas já com operações na Bolívia e Venezuela, anunciou um acordo com um fundo saudita que lhe permitirá operar 239 aeronaves. O acordo de 350 milhões de dólares (300,8 milhões de euros) foi assinado entre a Nella Airlines Group, conglomerado norte-americano que controla as empresas do grupo Nella, e a Falcon Vision, uma das empresas responsáveis por captar recursos para o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, o maior fundo público de investimentos do mundo. O acordo vai permitir “o crescimento e a aceleração dos negócios da Nella no âmbito de um projeto que será implementado por fases e que prevê a operação de 239 aeronaves numa primeira fase”, refere a empresa.

Leia a notícia completa na Swissinfo (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Verge

Facebook planeia mudar a marca com um novo nome

O Facebook está a planear adotar um novo nome. De acordo com fontes próximas do assunto, esta mudança acontece numa altura em que a empresa se encontra na mira de reguladores e legisladores por causa das suas práticas de negócios. O novo nome deverá ser anunciado na próxima semana, a 28 de outubro, durante a conferência anual Connect, organizada pela empresa, embora possa ser revelado antes. Em 2015, a Google fez o mesmo ao reorganizar-se com uma holding chamada Alphabet, em parte para sinalizar que já não era apenas um motor de busca.

Leia a notícia completa no The Verge (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Goldman Sachs, Powell e Facebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião