PSI-20 cede 0,5% com Galp Energia a cair mais de 1%

Após duas sessões consecutivas de ganhos, o PSI-20 volta às quedas esta quinta-feira com a maior parte das cotadas a cair, incluindo a Galp Energia que desvaloriza mais de 1%.

Acompanhando as quedas nas principais praças europeias, o PSI-20 está a desvalorizar 0,55% para os 5.730,6 pontos no arranque da sessão desta quinta-feira, após duas subidas consecutivas. A maior parte das cotadas em Lisboa negoceia em terreno negativo.

As bolsas europeias acompanham assim a queda das bolsas asiáticas que se seguiu ao sentimento otimista que levou Wall Street e a bitcoin a valorizar esta quarta-feira. Há neste momento novas preocupações sobre o setor imobiliário da China por causa da Evergrande (cujas ações desvalorizaram 14%), que poderá entrar em incumprimento nos próximos dias.

Entre as principais praças europeias, o alemão DAX cede 0,7%, o francês CAC 50 desvaloriza 0,5%, o espanhol IBEX perde 0,8% e o britânico FTSE 100 contrai 0,5%. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, desvaloriza 0,5% neste início de sessão.

Em Lisboa, apenas três cotadas estão a subir, uma está inalterada e as restantes registam perdas. Entre as quedas, o destaque vai para os CTT, que desvalorizam 1,17% para os 5,09 euros, a Galp Energia, que cede 1,1% para os 9,88 euros — numa sessão em que o petróleo está a desvalorizar ligeiramente –, e a Mota Engil, que perde 1% para os 1,38 euros.

De notar ainda a queda de 0,81% para os 12,18 euros da Semapa e de 0,64% para os 3,12 euros da Navigator. Também o grupo EDP, a REN, a Jerónimo Martins e a Corticeira Amorim seguem em baixa neste arranque da sessão bolsista.

A evitar uma queda maior do PSI-20 está a Ramada Investimentos, cujas ações sobem 1,03% para os 5,9 euros, a Greenvolt, cujos títulos valorizam 0,45% para os 6,7 euros, e a Ibersol, cujas ações avançam 0,35% para os 5,74 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 cede 0,5% com Galp Energia a cair mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião