BCP ainda tem 730 milhões de euros de crédito em moratória

Apesar do fim do regime das moratórias no final de setembro, o banco liderado por Miguel Maya ainda tem 730 milhões de euros de crédito suspenso pela medida.

O regime público das moratórias acabou no final de setembro, mas o BCP ainda tem cerca de 730 milhões de euros de crédito abrangido por esta medida, de acordo com as contas apresentadas esta quarta-feira.

Estas moratórias dizem respeito a adesões que tiveram lugar entre janeiro e março e que permitiu aos clientes beneficiarem da medida por mais nove meses no máximo, com as moratórias a terminarem agora entre outubro e dezembro.

Segundo o banco, das moratórias ainda ativas, 624 milhões de euros dizem respeito a crédito de empresas e outros 106 milhões são relativos a particulares.

Ainda assim, estes números representam uma pequena parte das moratórias que o BCP chegou a ter. Em setembro, com a descontinuação do regime, expiraram 6,2 mil milhões de euros em moratórias, divididas em igual parte entre empresas e famílias.

O banco adianta que 90% do montante das moratórias corresponde a crédito “performing”, sendo que 9,5% está em “stage 3″.

“Estamos muito tranquilos com a evolução destas moratórias. Mas não quer dizer que não haja situações preocupantes. Estamos tranquilos com a floresta, mas cada situação em si pode ser preocupante e merece a nossa maior atenção”, disse Miguel Maya na apresentação dos resultados.

O banco registou um lucro de 60 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma redução de mais de 59% em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP ainda tem 730 milhões de euros de crédito em moratória

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião