PSI-20 desliza na última sessão de outubro, mas mês foi positivo com subida de 4,97%

O PSI-20 desvalorizou ligeiramente esta sexta-feira, a última sessão do mês. Contudo, outubro foi positivo para o índice lisboeta que acumulou um ganho de quase 5%.

O PSI-20 desvalorizou 0,27% para os 5.732,03 pontos esta sexta-feira ao ser penalizado sobretudo pelo setor energético. Cotadas como a Greenvolt, a EDP, a EDP Renováveis e a Galp Energia registaram as maiores perdas do dia.

A bolsa lisboeta destoou assim da tendência positiva das principais praças europeias, à exceção do alemão DAX que caiu 0,1%. O francês CAC 40 e o espanhol IBEX subiram 0,3% ambos e o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, valorizou 0,1% na última sessão de outubro.

No conjunto do mês, os índices europeus ficam bem na fotografia. O Stoxx 600 acumula um ganho de 4,5% e o PSI-20 chega a valorizar 4,97%, subindo pelo terceiro mês consecutivo.

Regressando à sessão desta sexta-feira, a maior parte das cotadas (10) até valorizou, contra oito que desvalorizaram. Mas as que desceram tiveram mais força e levaram o PSI-20 para terreno negativo.

Foi esse o caso da Greenvolt, cujas ações desceram 2,85 para os 6,82 euros, da EDP Renováveis, que desvalorizou 2,74% para os 24,1 euros, da EDP, que caiu 1,23% para os 4,88 euros, e da Galp Energia, que encolheu 1,03% para os 8,99 euros.

A travar mais perdas no PSI-20 esteve a Navigator, cujos títulos valorizaram 5,36% para os 3,38 euros, atingindo um máximo de fevereiro de 2020, período que antecedeu o momento em que as bolsas começaram a cair por causa do receio com a pandemia. Esta quinta-feira, após o fecho da bolsa, a empresa revelou que lucrou 114,2 milhões de euros até setembro, o que corresponde a uma subida de 52% dos lucros em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 desliza na última sessão de outubro, mas mês foi positivo com subida de 4,97%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião