Galp lança plataforma Upcoming Energies rumo à neutralidade carbónica

A Galp quer alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e para isso tem de alocar capital em inovação e I+D+I no valor de cerca de 180 milhões de euros até 2025.

A Galp apresentou esta terça-feira na Web Summit a sua nova plataforma de inovação aberta Upcoming Energies. O anúncio coube ao CEO da empresa, Andy Brown, em forma de desafio para a “criação de um ecossistema com clientes, start-ups, fornecedores, universidades, parceiros de I&D+I e investidores”. A ideia é que “todos possam trabalhar juntos de forma colaborativa para acelerar a transição energética”, explica a empresa.

A Galp quer alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e para isso tem de alocar capital em inovação e I+D+I no valor de cerca de 180 milhões de euros até 2025.

“A Galp tem objetivos ambiciosos para impulsionar a Transição Energética, queremos acelerar e construir o futuro com uma abordagem colaborativa sistemática e sistémica, uma abordagem que reúne tecnologia de ponta e talento para nos ajudar a alcançar estas metas ambiciosas”, disse Andy Brown, CEO da Galp.

Na prática, em 2022 a Upcoming Energies será construída por várias parcerias, programas educacionais, programas de aceleração e investimento em start-ups emergentes que desenvolvam novas soluções digitais e de transformação energética.

“Através desta plataforma, start-ups, scale-ups, empresas, universidades, investidores e outros parceiros podem partilhar sua visão e as suas soluções e receber apoio da Galp para desenvolvê-las, validá-las e escalá-las, com a missão principal de acelerar a transição energética para a neutralidade de carbono que a companhia portuguesa quer alcançar”, explicou a Galp em comunicado.

Será desenvolvida em Portugal e no Brasil, e dará acesso à rede da Galp em 10 países (clientes, parceiros, fornecedores).

Até 2030, a Galp pretende ter uma carteira global mais eletrificada, diversificada e descarbonizada, oferecendo aos acionistas uma combinação de crescimento a longo prazo e oportunidades de valor no setor da energia.

Mais recentemente, Galp anunciou que entrou no negócio brasileiro de energias renováveis com a aquisição de 594 MWp de capacidade solar e também um acordo com o Banco Europeu de Investimento que irá dotar Galp com 732 milhões de euros para promover a ação climática e a coesão social em Espanha e Portugal.

A empresa quer alcançar a neutralidade carbónica até 2050, com objetivos intermédios até 2030 (face a 2017): reduzir as emissões absolutas das operações em 40%; reduzir o Índice de Intensidade de Carbono (baseado na produção) em 40%; Reduzir o Índice de Intensidade de Carbono (baseado nas vendas) em 20%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp lança plataforma Upcoming Energies rumo à neutralidade carbónica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião