Sánchez anuncia isenção de impostos em La Palma para ajudar vítimas do vulcão

  • Lusa
  • 5 Novembro 2021

O primeiro-ministro espanhol anunciou que a isenção de impostos será aprovada no próximo Conselho de Ministros.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta sexta-feira a isenção no IRS e no imposto sobre as sociedades de todas as ajudas recebidas pelos cidadãos de La Palma pela destruição de casas e edifícios causada pelo vulcão.

Na sua sexta visita a esta ilha do arquipélago das Canárias desde a erupção do vulcão a 19 de setembro, Sánchez indicou que esta isenção de impostos será aprovada no próximo Conselho de Ministros e anunciou também que, para impulsionar o setor do turismo, 100% dos impostos ligados à utilização das infraestruturas de transporte aéreo na ilha serão subsidiados até 2022.

“O governo espanhol não vai poupar recursos, energia ou pessoal para enfrentar o trabalho de reconstrução”, este é o compromisso de todas as administrações, assegurou o chefe do executivo espanhol em conferência de imprensa ao lado do presidente das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, e do presidente de La Palma, Mariano Hernández Zapata.

Sánchez disse ainda que na próxima semana serão transferidos os 18,8 milhões de euros autorizados de ajuda para os setores agrícola e das pescas de La Palma e os cinco milhões de euros para o governo das Canárias responder à emergência social desta catástrofe.

Sánchez anunciou igualmente que a marinha vai fornecer a La Palma um serviço de transporte marítimo a partir da povoação de Tazacorte para que as pessoas que trabalham nas plantações de bananas possam ter acesso às propriedades e salientou que o transporte de mercadorias entre La Palma e o continente já foi declarado uma obrigação de serviço público.

A erupção do vulcão Cumbre Vieja causou a devastação de 866,1 hectares e a destruição de mais de 2.000 edifícios na ilha, onde continuam a registar-se muito frequentemente sismos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sánchez anuncia isenção de impostos em La Palma para ajudar vítimas do vulcão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião