Dona do Continente cria curso de técnico superior em gestão de retalho para colaboradores

A criação desta formação, com a ESCE de Setúbal, surge no âmbito do plano de formação da empresa, promovendo a aprendizagem ao longo da vida e o reconhecimento da experiência dos profissionais.

O curso de técnico superior profissional em gestão retalhista resulta da parceria entre a Sonae MC a ESCE, do IPS.

A Sonae MC, a dona do Continente, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a empresa criou o curso de técnico superior profissional (CTeSP) em gestão retalhista. A primeira edição arrancou a 5 de novembro com 20 colaboradores com funções de liderança nas equipas de operações.

“Com este curso garantimos às nossas pessoas o desenvolvimento de competências críticas face às transformação que vivemos no setor do retalho, bem como asseguramos o reconhecimento formal das mesmas, aumentando o seu nível de escolaridade. Tudo isto representa um benefício direto para as nossas pessoas, mas também uma melhor experiência e nível de satisfação dos nossos clientes”, afirma Vera Rodrigues, head of people da Sonae MC, citada em comunicado.

“Na Sonae MC, sendo nós um dos principais empregadores privados em Portugal, assumimos convictamente o papel e particular responsabilidade de dar resposta à necessidade de atingirmos um nível mais elevado de qualificações no nosso setor em específico – e no país como um todo – apostando de forma clara na antecipação, planeamento e desenvolvimento estratégico das nossas pessoas e das nossas lideranças”, acrescenta.

A criação deste curso — que está totalmente focado no desenvolvimento de competências de futuro associadas às novas tecnologias no retalho, ao omnicanal e ao conceito de customer centric, preparando os alunos para a evolução do negócio do setor — acontece no âmbito do plano de formação assegurado pela empresa.

Com a duração de um ano, acrescido de seis meses de estágio (no próprio local de atividade), a formação decorre em regime pós-laboral e em formato b-learning, e irá desenvolver competências dos profissionais da Sonae MC que desempenham funções no âmbito da gestão retalhista.

A formação vai também “valorizar as suas experiências, já que, por possuírem mais de cinco anos de prática e experiência profissional nesta área de atividade, beneficiarão de um processo de reconhecimento de até 50% da frequência do ciclo de estudos, acelerando a obtenção do respetivo diploma e certificação”, esclarece Vera Rodrigues.

O curso permite o aumento das qualificações dos colaboradores da Sonae MC com uma escolaridade ao nível do 12.º ano (correspondente ao Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações) para o grau de técnico superior profissional (correspondente ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações).

Após a sua conclusão, os formandos ficarão aptos a coordenar e executar atividades associadas à gestão do comercial de retalho, apoiando também o planeamento, organização, direção das equipas comerciais, desenvolvendo estratégias de comunicação, organização e layout do ponto de venda, através da gestão dos recursos de marketing.

O desenvolvimento deste curso, em parceria com a ESCE, vem no seguimento do protocolo criado entre a Sonae MC e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em janeiro de 2019, que também já possibilitou o lançamento do mestrado em logística e gestão da cadeia de abastecimento, com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o curso de técnico superior profissional (CTeSP) em gestão comercial no ponto de venda, com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), do Politécnico do Porto (IPP).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do Continente cria curso de técnico superior em gestão de retalho para colaboradores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião