Saída de três empresas atira 13 mil clientes de luz para o mercado regulado

  • ECO
  • 8 Novembro 2021

A escalada dos preços da eletricidade levou a HEN, Energia Simples e ENAT a deixarem o mercado livre. Pelo menos os clientes domésticos destas empresas passarão a pagar menos na fatura da luz.

A saída dos comercializadores HEN, Energia Simples e ENAT do mercado livre de eletricidade em Portugal levou cerca de 13.200 clientes a passarem para o mercado regulado — ou seja, para a SU Eletricidade da EDP, avança o Jornal de Notícias (ligação indisponível). Trata-se de um efeito da escalada dos preços da luz no mercado grossista.

Apesar desta situação, pelo menos os clientes domésticos destas empresas vão passar a pagar menos do que estavam a pagar, mesmo com os aumentos extraordinários que as tarifas do mercado regulado sofreram em julho e outubro, sublinha o jornal.

De acordo com os boletins da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), citados pelo JN, no terceiro e no quarto trimestre deste ano, os clientes domésticos com um consumo médio anual de 1.900 kw/hora pagavam 68,86 euros por mês na HEN, 46,46 euros na Energia Simples e 45,75 euros na ENAT. Com esta mudança, vão passar a pagar 37,86 euros mensais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saída de três empresas atira 13 mil clientes de luz para o mercado regulado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião