Ranking seguradoras: Fidelidade reforça liderança no 3º trimestre

  • ECO Seguros
  • 10 Novembro 2021

O sucesso dos produtos unit link levou as seguradoras com importante componente do ramo Vida a crescimentos significativos e subidas no ranking. Veja aqui a lista dos 22 maiores grupos ou seguradoras

O grupo segurador Fidelidade aumentou a sua quota de mercado para 31% durante os primeiros nove meses deste ano por comparação com igual período do ano passado. As companhias ou grupos com forte presença no Ramo Vida aumentaram as suas vendas devido ao explosivo crescimento dos produtos Vida unit linked, com valorização ligada a fundos de investimento e sem rendimento nem capital garantido, que os bancos decidiram apostar em força desde o início deste ano.

O ranking foi estabelecido com base em dados da ASF, entidade supervisora do setor, que indicou uma subida geral do mercado de 40% nos primeiros nove meses deste ano atingindo 8,8 mil milhões de euros, quando no ano passado tinha ficado por 6,35 mil milhões. Este valor coloca o mercado 5,4% acima de igual período de 2019, um ano de cruzeiro pré-Covid-19.

O crescimento do ramo Vida foi de 83% nos nove primeiros meses relativamente a 2020 totalizando 5,1 mil milhões de euros, valor 2,2% superior ao registado em 2019. Já no Ramo Não Vida o crescimento foi mais estável 5% relativamente a 2020 e 10,1% em relação a 2019. Destaque para os seguros doença que cresceram 18% em dois anos, para 778 milhões de euros de produção nos 9 primeiros meses do ano.

Os crescimentos dos seguradores com importante atividade no ramo Vida foi significativo. O grupo Fidelidade aumentou a sua produção em 52% passando a sua quota de mercado total de 29% para 31%. O Grupo Ageas cresceu 41%, com a Ocidental Vida a aumentar 81%, mas manteve a sua quota de 18%. Já a Tranquilidade – Generali, cresceu 25%, mas como não conta com elevada proporção do ramo Vida na sua carteira e assim reduziu a sua quota total de 13% para 10%.

Aproveitando a onda de crescimento do setor, o BPI Vida & Pensões ganhou dois lugares na tabela, quase duplicando as suas vendas (+95%) e elevou a sua quota de mercado global de 5,2% para 7,3%. A GamaLife, mais que duplicou a produção (+111%) e a Zurich Vida foi mais longe com 118% de subida em relação a 2020. A Real Vida ganhou 4 lugares no ranking ao subir vendas em 89%, ocupando agora a 11ª posição.

De entre as especializadas em ramos Não Vida destaque para a Caravela que subiu 18% para 87 milhões de euros de produção, enquanto a Mudum (ex-GNB Seguros) cresceu 1% para 56 milhões de euros.

O ranking é apresentado por grupos seguradores inclui as 37 companhias que operam em Portugal sob supervisão da ASF, agregadas em 22 grupos ou seguradoras autónomas identificadas por ECOseguros. Não estão incluídas, como é caso da listagem habitualmente distribuída pela APS – Associação Portuguesa de Seguradores, as companhias que não estão sob jurisdição portuguesa. Este facto implica que companhias muito ativas no mercado nacional não estejam a ser analisadas neste ranking, como é o caso da Zurich Seguros, onde são registadas todas as vendas Não Vida da companhia suíça que foi incorporada na filial irlandesa da Zurich Insurance em 2010. Também ausente está toda a produção da Liberty Seguros que foi incorporada em 2018 na Liberty Espanha e a MetLife que, em 2013, transferiu a carteira portuguesa do ramo Vida para a sucursal irlandesa e a sua carteira Não Vida para a sucursal de Espanha. A Europ Assistance, que internacionalmente integra o grupo Generali, também não está incluída na tabela compilada pela ASF uma vez que em novembro de 2019 foi incorporada na sucursal francesa.

O ranking dos maiores grupos ou seguradoras com base portuguesa, nos nove primeiros do ano e em relação a igual período de 2020, é como segue:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking seguradoras: Fidelidade reforça liderança no 3º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião