Insurtechs já consolidam: Lemonade compra Metromile

  • ECO Seguros
  • 11 Novembro 2021

Ambas cotadas em bolsa e tecnologicamente disruptivas nos seguros de habitação e automóvel. A consolidação é marco no cenário insurtech nos EUA. Complementaridade e potencial justificam a união.

Dan Preston, CEO da Metromille, fundada em 2011 e Daniel Schreiber, co-fundador da Lemonade, fundada em 2015. A fusão avalia os negócios de ambas em 500 milhões de dólares.

A Lemonade, que está a expandir na Europa e gosta de sublinhar compromisso com valores sociais (parte do que cobra em prémios vai para instituições à escolha do cliente), assinou um acordo definitivo para aquisição da Metromile, insurtech potenciada por engenharia dos dados e líder na disrupção digital do ramo auto nos EUA.

Valorizada em cerca de 500 milhões de dólares, a transação supõe a diluição do capital social das protagonistas com base num rácio 19:1 (dezanove ações da visada por uma ação ordinária da adquirente), detalha um comunicado da seguradora automóvel que reviu recentemente a sua estratégia de distribuição direta, para apostar na angariação de agentes.

Fundada em 2015, a Lemonade tem inovado e crescido nos seguros de propriedade (casa) e pet (animais de companhia), prosseguindo modelo de negócio – que, segundo analistas, demora em dar retorno aos acionistas – socialmente valorizado pela política Giveback (doa parte dos prémios a organizações não lucrativas escolhidas pelos clientes). Já iniciou expansão para a Europa (presente na Alemanha, Holanda e França) e, há cerca de duas semanas, anunciando estreia no ramo automóvel, lançou a proposta Lemonade Car.

A Metromile, criada em 2011, é um caso de sucesso no ramo automóvel nos Estados Unidos. Sensores instalados nos veículos ligam a uma plataforma de inteligência artificial (AI) que, aprendendo dados de mais de 400 milhões de viagens rodoviárias por milhares de milhões de quilómetros de estrada – feitos informação em massa (big data) enviada, em tempo real, para a cloud da Metromile -, permitem eficiência de subscrição (preços) e processos ultra-rápidos (resolvendo sinistros e reembolsos).

Com tecnologia de vanguarda de que é proprietária – e que licencia para diversas seguradoras no mercado norte-americano e fora dele -, a companhia afirma-se com modelo de negócio SaaS (software como serviço), sendo amplamente reconhecida nos EUA.

Num texto lançado no blog da companhia, Daniel Schreiber, co-founder e CEO da Lemonade, refere que, para alcançar um nível de precisão semelhante, a Lemonade Car teria longo caminho pela frente, para recolher dados de milhares de milhões de milhas percorridas, esperar pelo gasto de muito combustível e absorver outro tanto de experiência com sinistros. “É aqui que entra a Metromile. Eles já fizeram esse percurso” que pode transformar a Lemonade Car em menos tempo, risco reduzido e bastante mais eficiência, lê-se no tweet de Schreiber.

Cobrando prémios que são 47% inferiores à média anual da oferta tradicional do seguro automóvel, a Metromile lidera a inovação digital neste ramo do mercado norte-americano. Com 49 licenças estaduais (a Lemonade está presente em apenas metade dos EUA), mais de 100 milhões de dólares em prémios de apólices automóveis ativas, mais de 250 milhões de dólares de disponibilidade em reservas de caixa e uma equipa de IA inigualável no tratamento de dados são os ingredientes ideais para fazer a melhor limonada ao quilómetro.

Abre-se o capô e vê-se a “força da telemática”, afirma Schreiber num dos documentos que anuncia a consolidação.

“Há muito que admiramos a Lemonade” pela excelência dos produtos, experiência de cliente de classe mundial, crescimento sem precedentes e pelo “modelo de negócio socialmente impactante,” disse Dan Preston, CEO da Metromile. Juntando coberturas de habitação (propriedade e/ou arrendamento) e seguro automóvel significa também que os clientes “tanto proprietários, como locatários e automobilistas podem ter as necessidades de seguro todas asseguradas através de uma única companhia,” complementou.

Sem sobreposição de produtos ou licenças e importante complementaridade, estas insurtech perceberam que, unificadas, aumentam potencial de crescimento robusto acrescentando valor aos respetivos acionistas e clientes.

Esta convergência de perspetivas e paixão por seguros justos facilitaram diálogo e conduziram ao acordo de combinação esquematizado num sumário que a Lemonade dirige aos investidores. “A união de forças com a Lemonade Car irá criar um seguro automóvel mais centrado no cliente, justo e acessível”. A soma das partes é ótima e “os acionistas só beneficiarão participando na empresa resultante da combinação”, rematou Preston.

Dependendo das autorizações regulatórias e aprovação dos acionistas da Metromile, a transação deverá ser concluída até final do segundo trimestre de 2022.

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