Presidente da República encontra-se com rei de Espanha na segunda-feira

  • Lusa
  • 14 Novembro 2021

Marcelo Rebelo de Sousa vai a Espanha participar na cerimónia comemorativa dos 30 anos das Cimeiras Ibero-Americanas. Santos Silva acompanhará Presidente da República.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se na segunda-feira com o Rei de Espanha, Filipe VI, num almoço no Palácio da Zarzuela antes da cerimónia comemorativa dos 30 anos das Cimeiras Ibero-Americanas.

Numa nota publicada no site da Presidência é referido que o chefe de Estado português “participa esta segunda-feira, 15 de novembro, em Madrid, na cerimónia comemorativa dos 30 anos das Cimeiras Ibero-Americanas”. “Antes deste evento, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa almoça com o Rei Filipe VI, na residência deste, no Palácio da Zarzuela”, informa também.

A comemoração do 30.º Aniversário das Cimeiras Ibero-Americanas, que decorre na segunda-feira na capital espanhola, será presidida pelo Rei de Espanha, Felipe VI, e conta também com a participação de outros chefes de Estado.

Estão previstas igualmente as presenças do presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e dos presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Chile, Sebastián Pinera, da República Dominicana, Luis Abinader, da Argentina, Alberto Fernández, do Panamá, Laurentino Cortizo, e da vice-presidente da República Dominicana, Raquel Pena Rodríguez.

Segundo a agenda publicada pela Secretaria-Geral Iberoamericana, Marcelo Rebelo de Sousa é acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A Comunidade Ibero-americana é formada por 22 países, três na Península Ibérica (Portugal, Espanha e Andorra) e 19 da América Latina, onde se fala português (Brasil) ou espanhol (os restantes países). Os objetivos destas reuniões ao mais alto nível são “a promoção da cooperação e o desenvolvimento” entre os países ibero-americanos.

A primeira cimeira dos chefes de Estado e de Governo desta comunidade de países teve lugar em Guadalajara, no México, em 18 e 19 de julho de 1991. A Assembleia da República portuguesa autorizou a viagem a Madrid do Presidente português em 27 de outubro e na ocasião também autorizou a sua ida a Málaga (Espanha), a 17 e 18 de novembro, com o objetivo de participar no “XV Encontro da COTEC Europa e para uma visita a forças militares e de segurança portuguesas destacadas no estrangeiro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da República encontra-se com rei de Espanha na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião