Holandeses vendem participação de 5% na dona do Pingo Doce

14 anos após terem entrado no capital da Jerónimo Martins, a multinacional holandesa Heerema vai vender a participação de 5% que lhe restava.

O fundo Asteck da holding do setor petrolífero chamada Heerema vai vender a participação de 5% que tem na Jerónimo Martins, a dona do Pingo Doce, de acordo com um comunicado enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Este grupo holandês tinha uma posição na retalhista portuguesa desde 2007, ano em que comprou 10% do capital, tornando-se na altura no segundo maior acionista, posição que manteve até agora. Não se conhece o valor investido, mas no dia da operação as ações cotavam nos 3,866 euros.

Em 2013, o fundo holandês vendou metade (5%) dessa participação original por um preço fixado entre 16,50 e 17,25 euros. Agora, em 2021, oito anos depois, desfaz-se dos restantes 5%, um total de 31.464.750 ações da Jerónimo Martins, a 19,75 euros por ação, de acordo com a informação posterior avançada ao mercado.

Ao preço de fecho da sessão desta segunda-feira (21,61 euros), o fundo Asteck encaixará quase 680 milhões de euros com a venda da sua posição na dona do Pingo Doce. A operação será realizada pela Goldman Sachs International através de um mecanismo chamado “accelerated bookbuilt offering” no qual a venda é feita num curto período de tempo.

Após a conclusão da transação, a Asteck deixará de deter ações de Jerónimo Martins“, esclarece o comunicado. O maior acionista continuará a ser a família, através da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, com 56,14%, segundo o site da empresa. Caso os 5% da Asteck sejam dispersos em diferentes mãos, o segundo maior acionista deverá passar a ser a JP Morgan Asset Management Holdings com 2,35%.

(Artigo atualizado com o valor de venda das ações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Holandeses vendem participação de 5% na dona do Pingo Doce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião