Vacinas de segunda geração vão bloquear a transmissão do vírus

  • ECO
  • 16 Novembro 2021

O imunologista Manuel Rosa defende que é preciso "ganhar mais algum tempo ao vírus", porque a segunda geração de vacinas que está a ser desenvolvida vai atacar a transmissão e deve chegar em 2022.

Com a incidência e o ritmo de transmissão do SARS-CoV-2 a aumentar de dia para dia, o imunologista e professor catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra, Manuel Santos Rosa defende que é preciso “ganhar mais algum tempo ao vírus” para se vencer a batalha, porque a segunda geração de vacinas que está a ser desenvolvida vai atacar a transmissão e deve chegar já em 2022, avança o Diário de Notícias (acesso pago).

“Só nesta altura, poderemos respirar de alívio e vencer esta batalha”, diz, reforçando que as atuais vacinas “são extremamente úteis” e é necessário usá-las “ao máximo”, porque “são a maior arma” de que se dispõe, sublinha o imunologista.

O médico considera ter sido “um erro o alívio de algumas das medidas de proteção individuais”, exemplificando com alguns eventos sociais, como o caso de concertos, onde se veem muitas pessoas sem máscara — ou, como referiu segunda-feira diretora-geral da Saúde, o caso do jogo da Seleção contra a Sérvia em que esse também foi um comportamento que se destacou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinas de segunda geração vão bloquear a transmissão do vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião