Rui Rio considera que IVAucher “não é eficaz” e tem “burocracia a mais”

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Novembro 2021

O líder do PSD considera o IVAucher, sobretudo no caso dos combustíveis, um "esquema burocrático", e garante que, sob Governo do PSD, a redução da carga fiscal do ISP será um objetivo.

O líder do PSD, Rui Rio, criticou esta quarta-feira o IVAucher, considerando-o ineficaz, burocrático e confuso, o que é “mais flagrante” no caso dos combustíveis, com o denominado Autovoucher.

Acho que não é eficaz. Acho que há burocracia a mais e, no caso dos combustíveis, então, isso é mais flagrante“, afirmou Rui Rio, em declarações transmitidas pela RTP3.

Abordando o caso do IVAucher para os restaurantes, o presidente do PSD disse que, dada a pandemia, ainda se compreende, mas, no caso dos combustíveis, “aí ninguém entende nada”. “Quer dizer, pagamos o imposto e depois o imposto é devolvido através de um esquema burocrático?“, apontou.

Nesse sentido, sugeriu uma solução “muito simples”, que não envolve os contribuintes: “Pura e simplesmente reduz-se o ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos] relativamente àquilo que é o preço do petróleo neste momento. Quando o preço do petróleo baixar, pode o ISP subir outra vez”.

Rui Rio deixou ainda críticas diretamente ao Governo, considerando que o executivo implementou a medida em causa “justamente para ser tão confuso que os contribuintes acabam por não fazer e pagar o imposto”. E garantiu que, se o PSD for Governo, os portugueses vão contar “com o objetivo da redução da carga fiscal dos impostos sobre o produto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio considera que IVAucher “não é eficaz” e tem “burocracia a mais”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião