BCP e EDP Renováveis caem mais de 3% em dia de pressão em Lisboa

PSI-20 perdeu quase 2% na sessão desta quarta-feira, com a grande maioria dos títulos em baixa. A Altri caiu mais de 4% e BCP e EDP Renováveis cederam mais de 3%.

Foi um dia de pressão em Lisboa, com o PSI-20 a cair quase 2%. A maioria das cotadas encerrou em baixa, sendo que a papeleira Altri caiu mais de 4% e os pesos pesados BCP e EDP Renováveis cederam mais de 3%.

O principal índice português caiu 1,72% para 5.578,34 pontos, com apenas duas cotadas – a Ibersol e Novabase, que têm pouco peso na bolsa — em zona de ganhos.

Lá por fora o dia também foi negativo, mas as perdas foram mais contidas em praças como Madrid, Paris e Frankfurt, abaixo de 1%. O Stoxx 600, o índice de referência europeu, caiu 0,48% para 487,61 pontos.

“As bolsas europeias encerram em baixa, com o PSI-20 a liderar as quedas, castigado pelos recuos do BCP, EDP Renováveis e Altri, que apresenta resultados hoje após o fecho de mercado”, explicam os analistas da equipa de mercados do BCP.

“O aumento de novos casos Covid-19 na Europa e a intensificação de restrições em alguns países foi um dos fatores de pressão”, acrescentaram.

Em Lisboa, o pior desempenho pertenceu à Altri, cujas ações desvalorizaram 4,23% para 5,775 euros. E isto no dia em que a Greenvolt, a empresa de energias renováveis controlada pela papeleira, também cedeu 2,31% para 6,33 euros.

Altri cede mais de 4%

Os pesos pesados não tiveram um dia melhor. O BCP caiu 3,45% para 0,154 euros, num dia em que o setor europeu caiu 1%, com a banca espanhola em destaque pela negativa — o BBVA caiu quase 6%. A EDP Renováveis perdeu 3,38% para 22,3 euros.

EDP, Mota-Engil, Semapa, Sonae, Galp e Navigator caíram entre 1% e 2,5%, pressionando igualmente o PSI-20.

Para os analistas do BCP, “o setor energético apresentou a maior desvalorização, após uma nota da Reuters apontar que os EUA estão a organizar uma venda organizada das reservas estratégicas de diversos países para baixar os preços do petróleo“.

Também a banca foi um dos setores mais castigados, “perante o recuo das yields de dívida soberana europeia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e EDP Renováveis caem mais de 3% em dia de pressão em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião