Galp Energia cai mais de 1% e atira PSI-20 para o vermelho

A maioria das bolsas europeias negoceia junto da "linha de água". A praça lisboeta segue no vermelho, penalizada pela queda da Galp Energia.

A bolsa de Lisboa arranca a penúltima sessão da semana pintada de vermelho, num dia sem uma tendência definida entre as principais praças europeias. O desempenho do índice de referência nacional é penalizado pelas quedas do setor energético, em particular da Galp Energia, que recua mais de 1%.

O PSI-20 perde 0,37% para os 5.654,76 pontos no arranque da sessão. A grande maioria das 19 cotadas regista desvalorizações, enquanto duas conseguem ganhos e outras duas se mantêm inalteradas.

Nas perdas, o destaque vai para a Galp Energia, que cai 1,94% para os 8,674 euros. Este desempenho acontece numa altura em que os preços do petróleo negociado nos mercados internacionais recua: o barril de Brent perde 0,90% para 79,56 dólares e o WTi desvaloriza 1,13% para 76,67 dólares.

Galp cai mais de 1%

A penalizar o índice de referência nacional está também a EDP, que cai 0,31% para os 4,831 euros, e a Jerónimo Martins, que recua 0,41% para os 19,33 euros.

Já entre os ganhos do PSI-20, nota apenas para a Mota-Engil, que avança 0,08% para os 1,29 euros no arranque da sessão desta quinta-feira.

Pela Europa, o dia arranca sem uma tendência muito definida, com várias praças a negociar junto da linha de água. O índice pan-europeu STOXX 600 começou a sessão inalterado, sendo que o mesmo aconteceu com o francês CAC-40. Já o espanhol IBEX-35 perde 0,2% e o britânico FTSE 100 recua 0,3%, enquanto o alemão DAX sobe 0,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia cai mais de 1% e atira PSI-20 para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião