Nova versão Covid ganha terreno no Reino Unido

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Novembro 2021

A subvariante da Delta AY.4.2 representa 12% das amostras sequenciadas no mais recente estudo do Imperial College London, mas investigadores consideram que provoca menos sintomas de Covid-19.

A nova versão da variante Delta do vírus Covid-19, a AY.4.2, está a propagar-se rapidamente no Reino Unido. Segundo avança esta quinta-feira a Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês), esta subvariante é responsável por cerca de 12% das amostras sequenciadas no mais recente estudo do Imperial College London.

Este resultado representa uma taxa de crescimento diário de 2,8% da subvariante AY.4.2 ao longo do estudo REACT-1, realizado entre 19 de outubro e 5 de novembro, disseram os investigadores.

Mesmo assim, a nova versão da Delta parece menos propensa a provocar sintomas de Covid-19, tendo em conta que apenas um terço das pessoas infetadas com a AY.4.2 apresentava sintomas “clássicos” da doença, em comparação com quase metade dos infetados com a linhagem Delta atualmente dominante, AY.4.

No entanto, outros investigadores alertaram que é muito cedo para dizer com certeza se a nova subvariante é realmente menos provável de deixar as pessoas doentes ou se há outros fatores em ação. Se a AY.4.2 se estivesse a propagar entre pessoas mais jovens ou em locais com ampla cobertura vacinal, “esses fatores poderiam explicar a diferença observada”, explicou Simon Clarke, professor associado de microbiologia celular na Universidade de Reading.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova versão Covid ganha terreno no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião