“O que produzem em Portugal?” Trevor Noah brincou com a nova lei do trabalho, mas lá fora não faltam elogios

  • Tiago Lopes
  • 18 Novembro 2021

Humor de Trevor Noah deixou muitos portugueses indignados, mas a verdade é que o “direito a desligar” tem sido alvo de muitos elogios lá fora.

A mais recente alteração ao Código do Trabalho em Portugal continua a ser tema de discussão, tanto em Portugal, como além-fronteiras. Se, por um lado, são muitos a elogiar esta medida, outros, como o humorista sul-africano Trevor Noah, no seu tradicional monólogo humorístico, no The Daily Show, abordaram o assunto de forma irónica comparando aquilo que considera ser duas realidades totalmente distintas entre a Europa e os Estados Unidos no que diz respeito à forma como o trabalho é visto na sociedade.

No trecho que rapidamente chegou às redes sociais, Noah deixou uma provocação aos portugueses: “O que eles fazem, mesmo, lá em Portugal?”, questionou o humorista quando analisava as consequências que estas novas medidas em Portugal podem ter no resto do mundo.

Os portugueses rapidamente reagiram nas redes sociais. Muitos consideraram ofensivas as palavras de Trevor Noah, outros desvalorizaram chamando a atenção que não passa de humor, enquanto outros, como foi o caso de uma das cinco empresas unicórnio portuguesas, a Feedzai, decidiram responder à letra, lembrando “que há uma tecnologia desenvolvida em Portugal que ajuda a proteger quatro dos cinco maiores bancos na América do Norte.”

Humor à parte, a verdade é que estas novidades ao Código do Trabalho em Portugal foram amplamente divulgadas fora do país e, na maior parte dos casos, mereceram grandes elogios. O Financial Times, por exemplo, refere que esta medida é “uma das leis mais favoráveis da Europa para regular o teletrabalho.

O Washington Post também noticiou estas alterações referindo que “Portugal adota medidas de proteção ao teletrabalho em era de pandemia”, no que considera ser “um esforço para promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional”.

A notícia também não passou despercebida ao The Guardian que refere que esta legislação foi concebida “para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e familiar e tornar Portugal numa base mais atraente para nómadas digitais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“O que produzem em Portugal?” Trevor Noah brincou com a nova lei do trabalho, mas lá fora não faltam elogios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião