Subida acentuada de preços é transitória, diz DBRS

  • Lusa
  • 18 Novembro 2021

A forte procura de mão-de-obra, juntamente com a ainda baixa participação no mercado de trabalho, poderá aumentar as pressões salariais, indica um estudo da DBRS.

A subida acentuada dos preços é na sua maioria transitória, mas a inflação de base poderá permanecer mais elevada por mais tempo, afirma um estudo da DBRS Morningstar, divulgado esta quinta-feira.

No estudo sobre o impacto de uma subida de preços mais elevada na dívida soberana e riscos associados, a DBRS afirma que os principais fatores do aumento da inflação são a energia, transportes, matérias-primas e outros fatores de escassez e estrangulamentos.

O estudo considera que, embora a escassez e os estrangulamentos sejam, na sua maioria, transitórios e a subida dos preços dos produtos de base deva diminuir devido também a efeitos de base, as expectativas de subida dos preços poderão levar a uma segunda fase de pressão sobre os salários nos próximos trimestres.

Ao mesmo tempo, a forte procura de mão-de-obra, juntamente com a ainda baixa participação no mercado de trabalho, poderá aumentar as pressões salariais, indica o estudo.

O estudo considera que algum aumento da inflação pode ser positivo para a sustentabilidade das dívidas soberanas porque baixa as taxas de juro reais, mas adverte que se a tendência permanecer os bancos centrais poderão ter de adotar políticas monetárias mais restritivas para baixar as expectativas.

“Alguma inflação é positiva porque baixa as taxas de juro reais e gera receitas fiscais mais elevadas”, comenta Thomas Torgerson, co-head da Sovereign Ratings da DBRS Morningstar.

Contudo, se estas tendências continuarem, os bancos centrais poderão vir a passar de uma menor acomodação de políticas para uma política mais restritiva, necessitando de aumentar as taxas de juro e/ou reduzir a compra de ativos de forma mais agressiva para evitar o desanuviamento severo das expectativas de inflação”, comenta Nichola James, co-head da Sovereign Ratings da DBRS Morningstar.

“Um aperto da política monetária mais rápido do que o esperado é controlável desde que seja atempado e credível”, adianta Nichola James.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida acentuada de preços é transitória, diz DBRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião