Hoje nas notícias: Pinto da Costa, salário mínimo e capital privado

  • ECO
  • 23 Novembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O filho de Pinto da Costa é suspeito de desviar comissões de jogadores, um dia depois de uma megaoperação de buscas envolvendo o universo do FC Porto. A imprensa nacional destaca ainda a evolução da incidência do salário mínimo e das ofertas de emprego sem candidatos.

Filho de Pinto da Costa suspeito de desviar comissões de jogadores

O Ministério Público levou a cabo na segunda-feira 33 buscas no universo portista, que incluíram as casas de Alexandre Pinto da Costa e do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. Há suspeitas de que o filho de Pinto da Costa terá recebido comissões milionárias pela transferência de jogadores do clube, intermediadas por outros empresários ligados ao FC Porto, desconfiando os procuradores que essas comissões tenham sido inflacionadas ou sejam fictícias. O valor sob suspeita ascende a 20 milhões de euros, pagos pelo clube desde 2017.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Três quartos dos trabalhadores ficaram presos ao salário mínimo

Quase 78% dos trabalhadores portugueses que recebiam o salário mínimo em julho do ano passado — então fixado em 635 euros — continuavam a recebê-lo um ano depois — após o vencimento mínimo em Portugal ter sido aumentado para 665 euros –, de acordo com um estudo do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho. Só cerca de 20% dos trabalhadores passou para escalões de remuneração acima da retribuição mínima garantida.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Empregos sem candidatos atingem recorde

No final de outubro, o número de ofertas de empregos por satisfazer registadas nos centros do Instituto do Emprego Público (IEFP) atingiu quase 24 mil vagas, isto é, um dos níveis mais elevados das séries oficiais, que remontam a 1977. O recorde histórico foi atingido em meados de 2017, altura em que havia 24,6 mil empregos por satisfazer. Estes números confirmam as queixas dos empresários de falta de mão-de-obra.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Governo chama capital privado a ajudar na retoma

O fundador da Vallis Capital Partners e presidente da Associação Portuguesa de Capital de Risco (APCRI), Luís Santos Carvalho, diz que estão a ser estudados com o Governo programas de coinvestimento em fundos de capital de risco portugueses, com o objetivo de injetar capital na economia. Uma das opções em cima da mesa é a criação de fundos de fundos, como o Portugal Tech II, de 100 milhões de euros, anunciado na Web Summit pelo Governo e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI). O objetivo é que se invista em fundos de capital de risco, dinheiro que será depois aplicado em startups tecnológicas.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Escolas vão ter 15 mil novos computadores

A partir de um investimento de seis milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as escolas vão receber 15 mil novos computadores que serão destinados às áreas administrativas e de gestão, como por exemplo secretarias. A despesa foi autorizada na segunda-feira, após a publicação de uma portaria em Diário da República. Ainda que satisfeitas com a notícia, as associações de diretores escolares pedem celeridade na entrega dos equipamentos. Mas a crise mundial dos chips pode baralhar as contas ao Governo.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pinto da Costa, salário mínimo e capital privado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião