Nas notícias lá fora: Pegasus, Samsung e Mario Draghi

  • Joana Abrantes Gomes
  • 24 Novembro 2021

A Apple processou o grupo israelita NSO por alegada espionagem aos seus produtos e clientes. A Samsung prepara-se para fazer o seu maior investimento de sempre nos EUA.

A Apple processou a NSO, a empresa que criou o software de espionagem Pegasus. Em Itália, é notícia o terceiro veto de Mario Draghi a uma aquisição chinesa. Em Bruxelas, desenha-se legislação para dar mais independência aos reguladores bancários. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional desta quarta-feira.

The Wall Street Journal

Apple processa empresa israelita NSO por alegada espionagem

A Apple processou judicialmente a empresa israelita de software de vigilância NSO, conhecida por ter desenvolvido o spyware Pegasus, usado para espiar os telemóveis de jornalistas, ativistas de direitos humanos e políticos. A tecnológica acusa a NSO de se ter envolvido em “esforços concertados” para atingir e atacar clientes, produtos e servidores da Apple.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Cinco Días

Espanha prolonga alívio fiscal sobre a luz para 2022

O alívio fiscal que tem sido aplicado ao consumo doméstico de eletricidade iria expirar no final deste ano, mas o Governo espanhol decidiu prorrogá-lo até, pelo menos, março de 2022. A medida visa evitar que a fatura das famílias suba 42% em janeiro do próximo ano, uma vez que os preços da eletricidade continuam em forte alta no mercado grossista.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Financial Times

Bruxelas quer dar mais independência aos reguladores bancários

A Comissão Europeia entende que o escândalo da Wirecard mostrou que os reguladores bancários devem ser mais independentes. Como tal, Bruxelas está a propor que o alemão BaFin corte os laços com grupos de lóbi e não responda diretamente ao ministro das Finanças. A legislação que está a ser desenhada também deverá apertar as regras sobre a possibilidade de membros dos reguladores deterem ações de empresas que supervisionam.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Reuters

Draghi trava terceira aquisição chinesa este ano em Itália

O primeiro-ministro italiano vetou a terceira aquisição chinesa no país desde que tomou posse em fevereiro. Determinado a impedir que ativos estratégicos de Itália acabem sob o controlo de empresas chinesas, Mario Draghi impediu a Zhejiang Jingsheng Mechanical de formar uma joint venture com o ramo da Applied Materials em Hong Kong, que passaria a controlar o negócio de serigrafia desta última em Itália. Em outubro, Roma travou a venda de um produtor de sementes de vegetais aos chineses da Syngenta e bloqueou em abril a tomada de controlo de uma produtora de equipamento para semicondutores por parte da chinesa Shenzhen Invenland Holdings.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

Financial Times

Samsung vai construir fábrica de chips no Texas

A Samsung escolheu a cidade de Taylor, no Texas, para construir uma fábrica de chips, um investimento de 17 mil milhões de dólares que é o maior de sempre do grupo tecnológico sul-coreano nos EUA. A nova fábrica será a mais avançada instalação de produção de semicondutores da Samsung e tem como objetivo ajudar a empresa a alcançar a concorrente TSMC, de Taiwan.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Pegasus, Samsung e Mario Draghi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião