Nas notícias lá fora: Ómicron, empresas britânicas e moedas digitais

  • Joana Abrantes Gomes
  • 30 Novembro 2021

A vacina da Moderna é menos eficaz contra a nova variante da Covid-19, que pode arrefecer a economia e o emprego. A banca tradicional espanhola apoia a criação de criptomoedas pelos bancos centrais.

A nova variante da Covid-19 continua em destaque na atualidade internacional desta terça-feira, com a Moderna a avisar que a sua vacina contra o coronavírus é menos eficaz contra a Ómicron, enquanto o presidente da Reserva Federal dos EUA considera que a nova estirpe pode fazer arrefecer a economia e a contratação de trabalhadores. Destaca-se ainda a ilha de Barbados, que se tornou a mais recente República do mundo.

Reuters

CEO da Moderna assusta mercados financeiros depois de avisar que vacina é menos eficaz contra a variante Ómicron

A vacina contra a Covid-19 da Moderna deve ser menos eficaz contra a nova variante Ómicron em comparação com a Delta, alertou o diretor executivo da farmacêutica, Stéphane Bancel, em entrevista ao Financial Times. Esta afirmação lançou novos sinais de alarme nos mercados financeiros, levando a perdas de mais de um dólar nos futuros do petróleo bruto, o Nikkei a descer e a moeda australiana a atingir o nível mais baixo num ano. “Todos os cientistas com quem falei dizem que isto não é bom”, disse Bancel, que garantiu que a sua empresa está pronta para desenvolver uma vacina adaptada à Ómicron já no início de 2022.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês)

CNBC

Nova variante do coronavírus pode arrefecer a economia e emprego, alerta Powell

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, considera que o aparecimento de mais uma variante de Covid-19 pode arrefecer a economia e a contratação de trabalhadores, bem como aumentar a incerteza quanto à inflação. O recente aumento de casos do coronavírus e a emergência da variante Ómicron “colocam riscos descendentes para o emprego e a atividade económica e aumentam a incerteza sobre a inflação”, segundo declarações de Powell, preparadas para serem apresentadas esta terça-feira aos senadores da comissão da Banca. A nova variante pode também agravar ainda mais a situação nas cadeias logísticas, acrescenta.

Leia a notícia completa CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Metade das empresas do Reino Unido planeiam subir preços para compensar salários mais elevados

Metade das empresas do Reino Unido esperam subir os seus preços em resposta ao aumento dos custos salariais e às dificuldades da cadeia de fornecimento. É a conclusão de um inquérito do Lloyds Bank, que afirma também que a escassez de mão-de-obra persistiu em novembro e mostra que um quarto das empresas espera aumentar os salários em 3% ou mais no próximo ano, num esforço para reter e atrair trabalhadores. Estes dados são suscetíveis de alimentar as expectativas de que o Banco de Inglaterra irá aumentar as taxas de juro já em dezembro.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês)

El Economista

Banca tradicional de Espanha apoia moedas digitais dos bancos centrais

Os dirigentes das principais entidades financeiras que operam em Espanha expressaram o seu apoio às moedas digitais projetadas pelos bancos centrais e reticências às outras, pela falta de regulação e extrema volatilidade. Numa mesa-redonda realizada durante o IV Forum Bancário do El Economista, também manifestaram a sua confiança em que a banca tradicional não vá perder terreno para os novos bancos e as chamadas big tech (grandes empresas tecnológicas) e consideraram que se devem centrar num modelo de negócio misto, que combine “o digital com o pessoal”, uma assessoria de qualidade e um tratamento de proximidade, que supostamente é o valor acrescentado da banca.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

BBC

Barbados tornam-se República independente da coroa britânica

A ilha de Barbados, nas Caraíbas, empossou esta terça-feira Sandra Mason como Presidente do país, pondo fim ao poder de Chefe de Estado da rainha Isabel II naquela nação. Esta ex-colónia, com cerca de 280 mil habitantes, tornou-se independente em 1966, mas só agora deixa para trás séculos de influência britânica. O príncipe Carlos esteve presente na cerimónia de declaração da República, na qual reiterou os laços contínuos entre as duas nações, apesar da mudança de estatuto constitucional.

Leia a notícia completa na BBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Ómicron, empresas britânicas e moedas digitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião