Defined.ai lidera consórcio de 124,8 milhões. Vai criar 200 postos de trabalho na área de IA

Projeto vai desenvolver uma "plataforma modular, pioneira em assistentes virtuais por indústria no mercado português e europeu, com recurso a tecnologia de IA conversacional em texto e voz."

A tecnológica Defined.ai de Daniela Braga lidera o consórcio Vox.ai, no âmbito das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR), que junta academia, multinacionais, startups e entidades públicas, para acelerar a transformação digital no atendimento dos serviços públicos e capacitar as empresas privadas com tecnologia de suporte a clientes em sete línguas. O projeto envolve um investimento de 124,8 milhões de euros e vai criar 200 postos de trabalho na área de Inteligência Artificial (IA) em Portugal.

“O Vox.ai é o primeiro marco do Centro de Excelência em Portugal. A aposta nesta agenda reflete o investimento do Governo português no ecossistema tecnológico nacional e é um incentivo aos especialistas em IA para fazerem de Portugal a sua casa. Com a Inteligência Artificial a ser a nova internet, este é um passo crucial na digitalização de Portugal e da Europa,” refere a fundadora e CEO da Defined.ai, Daniela Braga, citada em comunicado.

Neste consórcio, junta-se à empresa de dados de treino para IA a unicórnio Talkdesk, a NOS, a Hewlett Packard Enterprise (HPE), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o INESC ID, a Clarin, a IBM, a KPMG e a Microsoft, que integram o Conselho de Orientação e Fiscalização. A Segurança Social, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco, o banco Santander e a EDP também entram no projeto como clientes desta tecnologia feita em Portugal.

O projeto Vox.ai — que visa melhorar as interações dos serviços de apoio ao cliente de serviços públicos e privados em dez línguas e sete indústrias com recurso a IA – vai investir 124,8 milhões de euros no desenvolvimento de uma “plataforma modular, pioneira em assistentes virtuais por indústria no mercado português e europeu, com recurso a tecnologia de IA conversacional em texto e voz.

A tecnologia irá suportar, numa primeira fase, interações em português (Portugal), espanhol (Espanha), francês (França), italiano, inglês (Reino Unido), inglês (Estados Unidos), português (Brasil), chinês, e japonês, servindo serviços públicos como Saúde, Segurança Social e Administração Pública, e as indústrias do Retalho, Seguradoras, Energia, Banca, Saúde e Telecomunicações.

A agenda Vox.ai tem como objetivo “acelerar a transformação digital no atendimento dos serviços públicos”, bem como “capacitar as empresas privadas com tecnologia de suporte a clientes em português europeu”.

“O avanço e melhoria destas tecnologias garante suporte permanente aos clientes, a resolução automática de 80% das questões mais frequentes, e permite que as franjas tipicamente infoexcluídas consigam interagir com sistemas tecnológicos de maneira eficaz através de voz e texto”, destaca a empresa em nota de imprensa.

“O desenvolvimento deste projeto irá criar mais de 200 postos de trabalho altamente qualificados em Portugal na área da IA, e reduz os custos de serviços de apoio ao cliente drasticamente”, refere ainda.

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