Hospitais privados querem aumentar fatura aos seguros de Saúde

Os beneficiários dos seguros de saúde deverão sentir um aumento no preço das apólices no próximo ano, por causa do incremento de custos nos estabelecimentos de hospitalização privada.

Os custos, desde as matérias-primas aos recursos humanos, “dispararam nos últimos meses e os hospitais privados estão a pressionar as seguradoras a pagarem mais pelos atos praticados. Tudo o que envolve internamento poderá sofrer um aumento mais expressivo,” avança o Jornal de Notícias (conteúdo de acesso condicionado).

Alguns dos maiores hospitais privados e as seguradoras reuniram nos últimos dias para preparar o ano de 2022 e o tema do aumento dos custos com a Saúde tem estado sobre a mesa. “Parece-me inevitável que haja uma repercussão destes custos nos valores a cobrar às seguradoras”, disse Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), adiantando que os atos que envolvem internamento deverão ter os aumentos maiores, tornando praticamente certo que, “depois, as seguradoras reflitam tal aumento no prémio dos seguros,” afirma o JN acrescentando que Óscar Gaspar espera que a ADSE e outros subsistemas de saúde tenham “consciência da situação do mercado” e atuem em conformidade.

Os custos com a energia são uma das despesas que mais subiu nos últimos tempos e para o próximo ano “fala-se em aumentos na ordem dos 30%, o que tem um impacto significativo em unidades onde a necessidade de climatização 24 horas por dia, bem como o funcionamento de maquinaria pesada, consomem muita energia”, desenvolve o diário. Os serviços contratados externamente, como a limpeza, lavandaria, segurança e alimentação “tiveram aumentos na ordem dos 10% nos últimos meses.”

A estes itens acresce ainda o aumento dos custos com pessoal: “Há uma enorme escassez de recursos humanos, desde administrativos a profissionais de saúde e o impacto desta escassez é o aumento dos custos“, justifica o presidente da APHP.

Relacionados