FACM com fórum sobre reforma e desafios do envelhecimento

  • ECO Seguros
  • 12 Dezembro 2021

Desafios da longevidade e da transição para a reforma vão a debate na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, num fórum que contará com participação de José Galamba de Oliveira, presidente da APS.

Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente do Conselho de Administração da FACM: “Refletir sobre a importância da formação financeira ao longo da vida, em particular, na transição da vida ativa para a fase da reforma”.

Como está Portugal a envelhecer e que políticas públicas devem ser criadas para assegurar às pessoas mais velhas melhor qualidade de vida e um papel mais ativo na sociedade é a proposta de um encontro na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM), reunindo personalidades da academia, empresários e representantes de áreas transversais. O fórum apresenta-se como encontro entre Academia, empresários e diversas organizações para debater o papel dos seniores na sociedade e a importância da literacia financeira nesta faixa etária.

“O objetivo deste Fórum é refletir sobre a importância da formação financeira ao longo da vida, em particular, na transição da vida ativa para a fase da reforma, e desafiar empresários, autarquias, instituições e decisores políticos a repensar o papel das pessoas mais velhas na sociedade, sensibilizando todos para a importância de se impulsionarem estratégias e políticas que fomentem a participação ativa dos mais velhos numa sociedade mais inclusiva”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda.

“Portugal está a envelhecer” é o mote para o primeiro painel da tarde, que contará com as intervenções da Presidente da Associação Age Friendly Portugal, Ana Sepúlveda, do Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), José Galamba, e ainda do Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, José Manuel Varejão.

O evento “Transição para a Reforma: Desafios às Organizações e às Pessoas” decorrerá a 14 de dezembro, com início agendado para as 14 horas, na FACM (Porto), sendo também transmitido online.

Júlio Machado Vaz, Psiquiatra e Professor Universitário, conduzirá a conversa que irá partir de um diagnóstico ao envelhecimento no nosso país para a discussão de estratégias para a economia da longevidade e para a análise da relevância da capacitação financeira e digital. Machado Vaz será ainda o moderador de um segundo painel (“Desafios na transição para a reforma”) focando a visão das empresas sobre a fase final da carreira e a saúde na longevidade. Nesta parte do fórum estarão em destaque nas intervenções do Territory Senior Partner da PwC, António Brochado Correia, do Presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Manuel Sobrinho Simões, e do Presidente dos Conselhos de Administração da Efanor e da Sonae, Paulo Azevedo.

O fórum organizado pela FACM surge no âmbito do programa “Eu e a Minha Reforma”, dedicado à promoção da literacia financeira e digital das pessoas com mais de 55 anos. No primeiro ano de atividade, as sessões de capacitação deste projeto contaram com mais de 700 participantes de seis concelhos: Porto, Maia, Matosinhos, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia. O projeto “Eu e a Minha Reforma” é apoiado pela Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu.

As inscrições no Fórum “Transição para a Reforma” são gratuitas e estão disponíveis online. O programa completo pode ser consultado aqui.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FACM com fórum sobre reforma e desafios do envelhecimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião