Produção de madeira redonda na UE sobe 21% em 20 anos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13 Dezembro 2021

Os cinco maiores produtores da indústria em 2020, nomeadamente Alemanha, Suécia, Finlândia, França e Polónia, totalizam 63% da produção de madeira redonda da União Europeia.

A União Europeia (UE) produziu 488 milhões de metros cúbicos (m3) de madeira redonda em 2020, o que, apesar de representar uma descida de 2% face a 2019, corresponde a um aumento de 21% desde 2000, revelou esta segunda-feira o Eurostat.

Alemanha (84 milhões de m3), Suécia (74 milhões de m3), Finlândia (60 milhões de m3), França (48 milhões de m3) e Polónia (41 milhões de m3) foram os cinco maiores produtores da indústria no ano passado, perfazendo, no seu conjunto, 63% da produção de madeira redonda do bloco comunitário nesse período.

Porém, a quota total desses cinco países diminuiu ligeiramente nas últimas duas décadas, depois de atingir um máximo de 67% por volta de 2010, devido à “diminuição constante da produção em França” e ao “aumento da produção em países com uma produção total tradicionalmente baixa”, indica o gabinete de estatísticas da UE.

Os Países Baixos foram o Estado-membro onde a produção de madeira redonda mais aumentou desde 2000 (+185%), seguindo-se a Eslovénia (+73%), a Alemanha (+57%), a Polónia (+56%), a Croácia (+43%) e a Roménia (+37%). Pelo contrário, a maior diminuição relativa da quantidade de madeira abatida registou-se no Chipre (-58%), na França (-28%) e na Hungria (-16%).

Portugal ficou ligeiramente acima da média da UE (aproximadamente 21%) quanto ao aumento da produção de madeira redonda nos últimos 20 anos, registando um crescimento de quase 25%. Em 2020, Portugal produziu quase 13,5 milhões de m3 de madeira redonda.

Onde é usada a madeira?

A madeira tem sido cada vez mais utilizada como uma fonte de energia renovável. O Eurostat indica que 23% da produção de madeira redonda da UE no ano passado foi utilizada como lenha, enquanto a restante foi madeira redonda industrial utilizada para madeira serrada e folheados, ou para a produção de pasta e de papel. Estes valores representam um aumento de seis pontos percentuais na quota relativa da produção de lenha em relação a 2000.

Em alguns Estados-membros, a lenha representou a maior parte da produção de madeira redonda em 2020, especificamente nos Países Baixos (78%) e Chipre (74%). Já na Eslováquia e na Suécia, mais de 90% da sua produção total de madeira redonda destinou-se a madeira industrial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de madeira redonda na UE sobe 21% em 20 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião