Curso APS e ISCAL sobre fiscalidade, contabilidade e planeamento de seguros tem nova data de arranque

  • ECO Seguros
  • 16 Dezembro 2021

A formação tem início em janeiro e vai durar quase seis meses preparando os participantes para todas as exigências da área financeira do setor segurador.

O Curso de especialização Contabilidade, Fiscalidade e Planeamento no Setor Segurador, preparado pelo ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa tem nova data de começo em janeiro 2022, estando as inscrições a decorrer.

O curso beneficia do conhecimento e ligação ao mercado da Associação Portuguesa de Seguradores – APS e da experiência profissional e longa prática letiva do corpo docente do ISCAL. O programa formativo assenta em módulos interdependentes realizados a distância, complementados com workshop presencial, e irá decorrer entre 11 de janeiro e 30 de junho de 2022, usualmente às 3ª e 5ª feiras das 19h às 22h.

O primeiro módulo Contabilidade e Solvência, destina-se a abordar conceitos fundamentais sobre contabilidade e demonstrações financeiras, a transmitir conhecimentos sobre a contabilidade de seguros, nomeadamente sobre o plano de contas para a atividade seguradora nacional, de base IAS/IFRS, e as alterações efetuadas desde a sua publicação em 2007. Também foca aspetos dominantes do processo de seguro e aborda o regime de solvência da atividade seguradora.

O segundo módulo destina-se a abordar o Sistema Fiscal Português, nomeadamente IRC, IRS, IS, IVA e EBF, tendencialmente centrado na sua aplicabilidade à atividade seguradora. Abordagem também à carga parafiscal sobre os produtos de seguros e, tendo em conta o contexto de algumas empresas de seguros, ganha relevo ainda o tema da fiscalidade Internacional.

No último módulo será abordada a função financeira das seguradoras, nomeadamente a natureza, organização, sistemas de informação, monitorização e processos de controlo dos fluxos de tesouraria. Serão abordados também os princípios, fundamentos, ferramentas e técnicas disponíveis à função de planeamento e controlo de gestão, nomeadamente para a preparação e execução do processo orçamental, a análise de custos e a análise e controlo de desvios.

Coordenado pelo Professor Paulo Peters, o curso decorre em regime e-learning, sendo a avaliação do curso composta por participação nas aulas e trabalhos. Aos participantes será atribuído no final do curso um Certificado de Conclusão ou um Certificado Frequência no caso de efetuar a inscrição em módulos isolados.

Todas as informações podem ser obtidas aqui .

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Curso APS e ISCAL sobre fiscalidade, contabilidade e planeamento de seguros tem nova data de arranque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião