Empresário espanhol Gérard Lopez lança OPA sobre a Boavista SAD

Empresário espanhol lança oferta a que foi obrigado pela CMVM. Preço a pagar pelas ações será definido por um auditor independente designado pelo regulador.

O Jogo Bonito Group, de Gérard Lopez, anunciou o lançamento de uma OPA sobre 39,22% do capital e direitos de voto da Boavista SAD, depois de a CMVM ter concluído no verão que o empresário espanhol já detinha mais de 50% do capital.

A oferta pública geral e obrigatória é dirigida às ações de categoria B não detidas pelo Jogo Bonito Group, que segundo o comunicado divulgado, através do regulador, é titular de 50,78% da Boavista SAD.

Ficam de fora as ações de categoria A, representativas de 10% do capital da SAD, que pertencem ao clube, conforme determina o regime jurídico das sociedades desportivas. A oferente terá de adquirir a totalidade das ações que forem objeto de aceitação da oferta pelos seus proprietários.

O preço a pagar pelas ações será definido por um auditor independente designado pela CMVM ou o maior preço pago pelo oferente por valores mobiliários da mesma categoria, nos seis meses imediatamente anteriores à data da publicação do anúncio preliminar da oferta, consoante o valor que for mais elevado.

O Jogo Bonito Group acordou em 28 de julho a compra de 50,78% do capital à Boavista Futebol Clube e à BFC Investimentos, SGPS por um milhão de euros, o equivalente a 0,56 cêntimos por ação.

Na altura, nem o Jogo Bonito Group nem a SAD informaram sobre o acordo, o que levou à atuação do supervisor. A 30 de agosto a CMVM determinou que Gérard Lopez tinha de avançar com uma OPA obrigatória sobre a totalidade das ações, por ter ultrapassado a fasquia dos 50% do capital, como determina a legislação.

O regulador determinou na altura que os direitos de voto de Gérard Lopez na SAD axadrezada ficariam inibidos durante cinco anos, cessando caso avançasse com “anúncio preliminar de oferta pública de aquisição mediante contrapartida não inferior à que seria exigida se o dever tivesse sido cumprido atempadamente”. Uma inibição que poderá agora ser levantada pela CMVM.

O empresário hispano-luxemburguês, que detém 88% do capital do Jogo Bonito Group, é também dono do clube francês Bordéus e do belga Mouscron. Fundador da Mangrove Capital Partners, além do desporto, tem também investimentos em empresas tecnológicas e de energia.

No comunicado, informa que o Jogo Bonito Group “ainda se encontra em negociações com o Intermediário Financeiro encarregado da assistência à Oferta, razão pela qual o mesmo não se encontra ainda designado”. Caso reúna as condições previstas na lei, poderá requerer à CMVM a aprovação e divulgação da perda da qualidade de sociedade aberta da Boavista SAD.

(notícia atualizada com mais informação às 21h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresário espanhol Gérard Lopez lança OPA sobre a Boavista SAD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião